| PO-SUC-043 | Processo Operacional | Data: 29/01/2025 Versão: v1 |
|---|---|---|
| Empresa Farmarcas |
Frequência de utilização Diário |
Cicle Time — |
| Elaborado por Blenda Lima |
Revisado por Murilo Marin |
Executado por Anjos e Analistas |
Metodologia Planejamento Estratégico.
O que?
Este processo tem como objetivo disponibilizar as orientações necessárias sobre a metodologia utilizada no planejamento estratégico. O planejamento estratégico tem como objetivo: definir metas e estabelecer ações práticas, em parceria com nossos associados a fim de promover o desenvolvimento sustentável das nossas lojas.
Por que é feito?
O processo de planejamento estratégico é realizado para criar metas e ações efetivas que visem o crescimento das lojas, além de buscar alinhamento com os objetivos estratégicos da Farmarcas, promovendo um desenvolvimento sustentável e consistente. Ele permite avaliar o cenário atual, identificar oportunidades e desafios, e definir estratégias que maximizem o potencial das operações. Além disso, o planejamento estratégico fornece um direcionamento claro para os associados, fomentando a colaboração e otimização de recursos.
Quem executa?
Anjo analista juntamente com o head do projeto.
Quando?
De acordo com o cronograma criado pela diretoria de operações.
Como?
Ao ser comunicado que terá planejamento estratégico o analista deve se organizar para montar o material para apresentação do planejamento, em anexo segue a base padrão para construção do material que serve como modelo.
Dentro deste modelo há slides com textos que abordam os seguintes temas: Mercado, Performance e Conceito da Análise SWOT, estes textos são para contextualizar para o analista cada ponto que é tratado dentro do planejamento estratégico, e não precisa ser compartilhado com o associado, ou seja, após ler as informações e montar o material estes slides podem ser excluídos. Como este modelo refere-se há um planejamento que já foi realizado, todas as informações que se referem a metas e projetos são apenas exemplos, ou seja, as informações podem ser apagadas.
Com o objetivo de ter fácil acesso aos indicadores do grupo econômico e das lojas do associado é importante extrair o relatório do PAI interno com os lançamentos dos últimos 6 meses e criar tabelas dinâmicas que retratem os seguintes indicadores:
- VENDA LÍQUIDA DOS ÚLTIMOS 6 MESES;
- CMV;
- MÉDIA DE DESCONTO;
- MÉDIA DE DESPESAS FIXAS;
- MÉDIA DE LUCRATIVIDADE;
- RESULTADO LÍQUIDO em R$;
- RESULTADO LÍQUIDO em %;
- TICKET MÉDIO;
- CLIENTES ATENDIDOS e UNIDADES VENDIDAS;
- FATURAMENTO POR COLABORADOR;
- MÉDIA DE SKU’S POR CATEGORIA;
- FATURAMENTO DELIVERY;
- FATURAMENTO POR GRUPO DE PRODUTO;
- MÉDIA DE UNIDADES POR CLIENTE ATENDIDO;
*Em anexo há um arquivo base com exemplo das tabelas dinâmicas

Anexos – Materiais de Apoio
Material de apoio – Passo a passo – Montagem PPT
Material de apoio – MODELO -PAI Interno -Marina
Modelo apresentação -PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Material de apoio – Passo a passo – Montagem PPT
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