PO-SUC-043- Metodologia de Planejamento Estratégico

PO-SUC-043 Processo Operacional Data: 29/01/2025
Versão: v1
Empresa
Farmarcas
Frequência de utilização
Diário
Cicle Time
Elaborado por
Blenda Lima
Revisado por
Murilo Marin
Executado por
Anjos e Analistas

Metodologia Planejamento Estratégico.

O que? 

Este processo tem como objetivo disponibilizar as orientações necessárias sobre a metodologia utilizada no planejamento estratégico. O planejamento estratégico tem como objetivo: definir metas e estabelecer ações práticas, em parceria com nossos associados a fim de promover o desenvolvimento sustentável das nossas lojas.

Por que é feito?

O processo de planejamento estratégico é realizado para criar metas e ações efetivas que visem o crescimento das lojas, além de buscar alinhamento com os objetivos estratégicos da Farmarcas, promovendo um desenvolvimento sustentável e consistente. Ele permite avaliar o cenário atual, identificar oportunidades e desafios, e definir estratégias que maximizem o potencial das operações. Além disso, o planejamento estratégico fornece um direcionamento claro para os associados, fomentando a colaboração e otimização de recursos.

Quem executa?

Anjo analista juntamente com o head do projeto.

Quando?

De acordo com o cronograma criado pela diretoria de operações.

Como?

Ao ser comunicado que terá planejamento estratégico o analista deve se organizar para montar o material para apresentação do planejamento, em anexo segue a base padrão para construção do material que serve como modelo.

Dentro deste modelo há slides com textos que abordam os seguintes temas: Mercado, Performance e Conceito da Análise SWOT, estes textos são para contextualizar para o analista cada ponto que é tratado dentro do planejamento estratégico, e não precisa ser compartilhado com o associado, ou seja, após ler as informações e montar o material estes slides podem ser excluídos. Como este modelo refere-se há um planejamento que já foi realizado, todas as informações que se referem a metas e projetos são apenas exemplos, ou seja, as informações podem ser apagadas.

Com o objetivo de ter fácil acesso aos indicadores do grupo econômico e das lojas do associado é importante extrair o relatório do PAI interno com os lançamentos dos últimos 6 meses e criar tabelas dinâmicas que retratem os seguintes indicadores:

  • VENDA LÍQUIDA DOS ÚLTIMOS 6 MESES;
  • CMV;
  • MÉDIA DE DESCONTO;
  • MÉDIA DE DESPESAS FIXAS;
  • MÉDIA DE LUCRATIVIDADE;
  • RESULTADO LÍQUIDO em R$;
  • RESULTADO LÍQUIDO em %;
  • TICKET MÉDIO;
  • CLIENTES ATENDIDOS e UNIDADES VENDIDAS;
  • FATURAMENTO POR COLABORADOR;
  • MÉDIA DE SKU’S POR CATEGORIA;
  • FATURAMENTO DELIVERY;
  • FATURAMENTO POR GRUPO DE PRODUTO;
  • MÉDIA DE UNIDADES POR CLIENTE ATENDIDO;

*Em anexo há um arquivo base com exemplo das tabelas dinâmicas

Anexos – Materiais de Apoio 

Material de apoio – Passo a passo – Montagem PPT

Material de apoio – MODELO -PAI Interno -Marina

Modelo apresentação -PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Material de apoio – Passo a passo – Montagem PPT

 

 

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