| PO-EXP-002 | Instrução de Trabalho | Data: 31/03/2021 Versão: v2 |
|---|---|---|
| Empresa Farmarcas |
Frequência de utilização Diário |
Cicle Time 3 horas |
| Elaborado por Debora Kranyak |
Revisado por – |
Executado por Analista Expansão |
O quê?
Após realizar a análise do perfil do empresário, deve ser feita a análise do ponto comercial, ou seja, avaliar vários pontos importantes sobre o local onde a loja está localizada e sua estrutura, se está de acordo com as expectativas da rede.
⇒ IT-EXP-001 – Entrevista com o interessado
Por quê?
Essa etapa é fundamental e vai além do espaço interno da loja, é necessário avaliar também o entorno do ponto para conhecer as condições de mercado da localidade.
Onde?
A análise da região é feita através da ferramenta do órbita, na plataforma radar.
No órbita é possível importar uma base de dados estatística ou geográfica, conforme a análise que deseja ser realizada na região onde o ponto comercial estará localizado.
Essa base de dados é composta por informações que podem ser obtidas através da Receita Federal, IBGE, informações contratadas de pesquisa de mercado, etc
Quando é necessário para informações de um local especifico é contatada a prefeitura para coletar os dados.
Dependendo da análise que se deseja fazer, precisa entender quais dados irá precisar coletar para montá-la.
Após a construção dessa base é possível fazer o upload dela no Órbita e iniciar as analises a partir de parâmetros que podem ser definidos pelo analista de acordo com a analise que deseja realizar.
Somente pode subir bases pessoas autorizadas alinhadas com a gerente de expansão.
Para conseguir acessar o órbita no Radar, é preciso ter a permissão em Gestão de usuários > Sistemas e acessos > Órbita > Gestão de base de dados e atualização de base de dados, habilitada no cadastro do colaborador no radar
Como analisar?
O analista da expansão deve acessar o órbita e inserir o endereço do ponto informado pelo associado.
Deve ser inserida as camadas (base dados) que compõe um conjunto de informações para serem analisadas a respeito do ponto escolhido.
Alguns fatores que devem ser levados em consideração na hora da análise do ponto comercial, são:
- Mobiliário urbano próximo
Placas, pontos de ônibus, etc, podem “esconder” a fachada da loja, a presença de lojas referência, como agências bancárias, concorrentes, entre outros. - Proximidade dos concorrentes
Normalmente a estratégia de localização de toda farmácia é bem parecida, mas é preciso cuidado na hora de analisar um ponto com concorrentes próximos, devendo ter um olhar clinico não só para o ponto comercial em questão, mas também em entender os concorrentes próximos e o tamanho deles. Se ele já possuir uma loja grande e de referência na região, é melhor sugerir que o interessado procure outro ponto na região que tenha uma estrutura maior. A menos que o interessado esteja ciente de que terá mais dificuldade para se destacar na região, e terá que entrar com estratégia agressiva para combater a concorrência. - Fluxo da rua
É importante analisar o fluxo de pessoas na região para entender se está de acordo com as expectativas da Rede. Este é um fator primordial na escolha do ponto. Para identificar o fluxo além dos dados de PEA Dia disponíveis na ferramenta de análise Geofusion, deve-se atentar-se à contagem de público encaminhada pelo interessado.
Contar quantas pessoas passam na calçada da loja, a contagem deve ser feita nos primeiros 10 minutos de cada hora.
Exemplo:
08h-08h10: 30 pessoas
09h-09h10: 20 pessoas….
E assim sucessivamente durante um dia inteiro no horário comercial. É interessante verificar se a contagem foi feita em um dia comum, para que não tenha distorções na contagem por conta de dias de pagamento, feriados ou dias com muita chuva, por exemplo.
Itens a serem solicitados para avaliação
- Fotos do comércio ao redor;
- Vídeo do entorno do ponto;
- Planta baixa do imóvel;
- Contagem de público
Histórico da análise
As análises iniciadas devem ser salvas no órbita, com as informações do ponto (endereço e os marcadores inseridos no mapa). O analista preenche o formulário do histórico de análise com: dados do empresário, dados básicos da análise (bandeira, tipo de loja, associado e fonte), oportunidades do ponto (situação, status e comentários).
Aprovação do ponto
Após aprovação do ponto, é enviado a análise realizada para o associado junto a ficha cadastral, para preenchimento e fechamento do negócio.
O associado tem até 7 dias para retornar com a ficha cadastral preenchida para que seja fechado o contrato.
Processos e instruções relacionadas
| ID | Nome | Processo primário |
| IT-EXP-010 | Importar base de dados no órbita | PO-EXP-002 |
| IT-EXP-011 | Clusterização de uma base no órbita | PO-EXP-002 |
| IT-EXP-012 | Criar, editar e excluir marcador no órbita | PO-EXP-002 |
Histórico de versões
| Versão | O que foi alterado | Resp. pela alteração |
| v2 | Alteração da ferramenta utilizada para análise (Geofusion para radar-órbita) | Debora Kranyak |


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