| IT-BI-003 | Instrução de Trabalho | Data: 25/06/2021 Versão: v1 |
|---|---|---|
| Empresa Farmarcas |
Frequência de utilização Diário |
Cicle Time Tempo de análise |
| Elaborado por Marcelo Fenerich |
Revisado por Debora Kranyak |
Executado por Comercial |
O que?
O dashboard de análise de condições comerciais foi desenvolvido pela equipe de BI para que o comercial possa realizar a analise de qualidade da compra do associado, usando as condições negociadas pela Farmarcas como parâmetro.
Quais são os indicadores do dashboard?
Visão Loja
- Frequência de qualidade compra (ACIMA, ABAIXO OU IGUAL) usando a condição Farmarcas como referência
- Valor que associado deixou de economizar com as condições
- Valor que associado economizou em cima das condições
- Laboratórios que visitam ou não o associado
- Desconto/Preço realizado x Desconto/Preço negociada (por produto)
Visão Gerencial
- Frequência de qualidade compra (ACIMA, ABAIXO OU IGUAL) usando a condição Farmarcas como referência
- Valor que associado deixou de economizar com as condições e quanto isso representa em sua compra total
- Compra do Associado
- Variação da qualidade de compra do associado
Como é feita a transmissão das informações do dashboard?
A partir do cruzamento dos dados das compras no ACODE e a consolidação de todas negociações realizada pela Farmarcas
Como acessar?
Para acessar o Dashboard primeiro é preciso acessar o Acessar o Power BI www.powerbi.com
Clique em entrar
Insira seu e-mail de acesso
É necessário que você tenha a permissão Power Bi Pro para sua conta
Digite sua senha e clique em entrar
Clique em Serviço do Power BI
Clique no ícone da lateral esquerda: Workspace
Clique em condição comercial
Clique em ACODE – CONDIÇÕES COMERCIAIS
Dashboard
Indicadores
Frequência de qualidade de compra da Loja:
ABAIXO: A loja comprou o produto em uma condição inferior a negociada, exemplo:
| Produto | Desconto Loja | Desconto Negociado |
| Produto A | 30% | 40% |
| Produto | Preço Final Loja | Preço Final Negociado |
| Produto B | R$ 3,00 | R$ 2,50 |
IGUAL: A loja comprou o produto na mesma condição do que a negociada
| Produto | Desconto Loja | Desconto Negociado |
| Produto A | 40% | 40% |
| Produto | Preço Final Loja | Preço Final Negociado |
| Produto B | R$ 2,50 | R$ 2,50 |
ACIMA: A loja comprou o produto com uma condição melhor do que a negociada
| Produto | Desconto Loja | Desconto Negociado |
| Produto A | 50% | 40% |
| Produto | Preço Final Loja | Preço Final Negociado |
| Produto B | R$ 2,00 | R$ 2,50 |
1) Frequência de Compra da Loja: Quantas vezes ,do total das compras, a loja comprou ACIMA,ABAIXO ou IGUAL as condições negociadas
2) Qualidade de compra das lojas: Quanto a loja deixou de economizar ou economizou em cima das condições negociadas.
3) Frequência de compra das lojas por Laboratório/Distribuidor: Quantas vezes ,do total das compras, a loja comprou ACIMA,ABAIXO ou IGUAL as condições negociadas só que aberta ou distribuidor (se clicar em distribuidor).
4) Laboratórios que não visitam a loja: De acordo com o controle de Visitas aos associados.
5) Frequência de compra das lojas por Loja: Caso seja filtrado um grupo econômico inteiro é possível a frequência de compra de cada loja
6) Comparação de compra do associado por produto: Para informar os dados de acordo de com a frequência de compra, os valores mostrados são com base na sua moda (maior frequência). Exemplo:
| Produto | Preço Loja | Preço Condição |
| Produto A | R$ 2,00 | R$ 2,00 |
| Produto A | R$ 3,00 | R$ 2,00 |
| Produto A | R$ 2,00 | R$ 1,50 |
| Produto A | R$ 1,00 | R$ 1,50 |
| Produto A | R$ 1,50 | R$ 1,50 |
| Produto A | R$ 2,00 | R$ 2,00 |
| Produto A | R$ 2,50 | R$ 2,00 |
Nas 7 compras da loja a compra teve sua maior frequência é a de R$ 2,00 e dentro dessas frequências a condição ativa no momento da compra que se mais repetiu foi de R$ 2,00
Obs:. Caso haja duas ou mais modas para o mesmo produto, é escolhida o menor valor para o preço final e maior desconto,
Indicadores
Compra Bem/Mal: Se a frequência de compra abaixo da loja for menor que 30% é considerado que a loja comprou mal caso seja maior comprou mal.
Exemplo:
| Loja | ACIMA | ABAIXO | IGUAL | STATUS |
| Loja A | 40% | 25% | 35% | Compra Bem |
| Loja B | 40% | 35% | 25% | Compra Mal |
Prejuízo:
1) Período Flexível
Período A: Período mais antigo
Período B: Período mais recente
2) Quantidade de Lojas que estão comprando bem ou mal
3) Oportunidade que o associado deixou de ganhar, e quando isso representa dentro da sua compra total.
4) Frequência de compra das lojas por Campanha
5) Quanto o associado deixou de economizar
6) Frequência de compra das lojas por laboratório ano/mês
Histórico de revisões
| ID | ITEM |









Deixe um comentário para melhorar o artigo.