IT-BI-003 – Análise de condições comercial [Dashboard]

IT-BI-003 Instrução de Trabalho Data: 25/06/2021
Versão: v1
Empresa
Farmarcas
Frequência de utilização
Diário
Cicle Time
Tempo de análise
Elaborado por
Marcelo Fenerich
Revisado por
Debora Kranyak
Executado por
Comercial

O que?

O dashboard de análise de condições comerciais foi desenvolvido pela equipe de BI para que o comercial possa realizar a analise de qualidade da compra do associado, usando as condições negociadas pela Farmarcas como parâmetro.

Quais são os indicadores do dashboard?

Visão Loja

  • Frequência de qualidade compra (ACIMA, ABAIXO OU IGUAL) usando a condição Farmarcas como referência
  • Valor que associado deixou de economizar com as condições
  • Valor que associado economizou em cima das condições
  • Laboratórios que visitam ou não o associado
  • Desconto/Preço realizado x Desconto/Preço negociada (por produto)

Visão Gerencial

  • Frequência de qualidade compra (ACIMA, ABAIXO OU IGUAL) usando a condição Farmarcas como referência
  • Valor que associado deixou de economizar com as condições e quanto isso representa em sua compra total
  • Compra do Associado
  • Variação da qualidade de compra do associado

Como é feita a transmissão das informações do dashboard?

A partir do cruzamento dos dados das compras no ACODE e a consolidação de todas negociações realizada pela Farmarcas

Como acessar?

Para acessar o Dashboard primeiro é preciso acessar o Acessar o Power BI www.powerbi.com

Clique em entrar

Insira seu e-mail de acesso

É necessário que você tenha a permissão Power Bi Pro para sua conta

Digite sua senha e clique em entrar

Clique em Serviço do Power BI

Clique no ícone da lateral esquerda: Workspace

Clique em condição comercial

Clique em ACODE – CONDIÇÕES COMERCIAIS

Dashboard 

Indicadores

Frequência de qualidade de compra da Loja:

ABAIXO: A loja comprou o produto em uma condição inferior a negociada, exemplo:

Produto Desconto Loja Desconto Negociado
Produto A 30% 40%

 

Produto Preço Final Loja Preço Final Negociado
Produto B R$ 3,00 R$ 2,50

IGUAL: A loja comprou o produto na mesma condição do que a negociada

Produto Desconto Loja Desconto Negociado
Produto A 40% 40%

 

Produto Preço Final Loja Preço Final Negociado
Produto B R$ 2,50 R$ 2,50

ACIMA: A loja comprou o produto com uma condição melhor do que a negociada

Produto Desconto Loja Desconto Negociado
Produto A 50% 40%

 

Produto Preço Final Loja Preço Final Negociado
Produto B R$ 2,00 R$ 2,50

1) Frequência de Compra da Loja: Quantas vezes ,do total das compras, a loja comprou ACIMA,ABAIXO ou IGUAL as condições negociadas

2) Qualidade de compra das lojas: Quanto a loja deixou de economizar ou economizou em cima das condições negociadas.

3) Frequência de compra das lojas por Laboratório/Distribuidor: Quantas vezes ,do total das compras, a loja comprou ACIMA,ABAIXO ou IGUAL as condições negociadas só que aberta ou distribuidor (se clicar em distribuidor).

4) Laboratórios que não visitam a loja: De acordo com o controle de Visitas aos associados.

5) Frequência de compra das lojas por Loja: Caso seja filtrado um grupo econômico inteiro é possível a frequência de compra de cada loja

6) Comparação de compra do associado por produto: Para informar os dados de acordo de com a frequência de compra, os valores mostrados são com base na sua moda (maior frequência). Exemplo:

Produto Preço Loja Preço Condição
Produto A R$ 2,00 R$ 2,00
Produto A R$ 3,00 R$ 2,00
Produto A R$ 2,00 R$ 1,50
Produto A R$ 1,00 R$ 1,50
Produto A R$ 1,50 R$ 1,50
Produto A R$ 2,00 R$ 2,00
Produto A R$ 2,50 R$ 2,00

Nas 7 compras da loja a compra teve sua maior frequência é a de R$ 2,00 e dentro dessas frequências a condição ativa no momento da compra que se mais repetiu foi de R$ 2,00

Obs:. Caso haja duas ou mais modas para o mesmo produto, é escolhida o menor valor para o preço final e maior desconto,

Indicadores

Compra Bem/Mal: Se a frequência de compra abaixo da loja for menor que 30% é considerado que a loja comprou mal caso seja maior comprou mal.

Exemplo:

Loja ACIMA ABAIXO IGUAL STATUS
Loja A 40% 25% 35% Compra Bem
Loja B 40% 35% 25% Compra Mal

Prejuízo:

1) Período Flexível

Período A: Período mais antigo

Período B: Período mais recente

2) Quantidade de Lojas que estão comprando bem ou mal

3) Oportunidade que o associado deixou de ganhar, e quando isso representa dentro da sua compra total.

4) Frequência de compra das lojas por Campanha

5) Quanto o associado deixou de economizar

6) Frequência de compra das lojas por laboratório ano/mês


Histórico de revisões

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