PO-SUC-031 – Analise de Estoque

PO-SUC-031 Processo de Trabalho Data: 14/07/2025
Versão: v2
Empresa
Farmarcas
Frequência de utilização
Diário
Cicle Time
Não medido
Elaborado por 
Mariane Santos e Leo Zidoi
Revisado por
Blenda Lima
Executado por
Sucesso do Associado

O QUE?

Análise estratégica de estoque para qualificar o mix de produtos, margens, CMV, curva ABC e entender a eficiência do caderno de ofertas atual. Visa compreender a performance dos produtos na loja.

QUEM EXECUTA?

Anjo analista.

QUANDO

Quando solicitado pelo associado ou mediante necessidade.

ONDE É FEITO?

Realizada análise através do planilha padrão anexada no processo com o cruzamento do Bússola, Planilha de Revisados, Lista Plugpharma, Relatório de Estoque e Relatório de Vendas dos últimos 90 dias.

POR QUE É FEITO?

Para garantir que a loja mantenha o portfólio de produtos assertivos, com margem saudável, bom giro, alinhados uma boa precificação de acordo com o perfil da região, evitando perdas, melhorando o faturamento e aumentando a competitividade.

COMO?

1. Baixar a planilha padrão que está anexada neste artigo;

 2. Formatar os relatórios de estoque e de Vendas dos últimos 90 dias de acordo com as análises padrões;

 3. Alimentar a planilha padrão de acordo com as orientações abaixo:

 4. Colunas A (Ean), B (Descrição), G (Estoque), J (Custo unitário) e K (Estoque em R$)

 a) retirar da base do relatório de estoque do associado, ou seja, apenas um Ctrl C + Ctrl V. OBS: Caso não tenha o “Custo unitário”, calcule utilizando a seguinte fórmula: Custo Total / Quantidade em estoque;

5. Colunas C (Grupo Farmarcas) e D (SubGrupo)

 a) São acrescentadas através do Procx ou Procv de acordo com a lista de revisados disponível na seguinte pasta: Y:\Drives compartilhados\OPR – Sucesso – Anjos – 01\ANJOS\Lista Plug.

 6. Colunas E (Laboratório), F (Áreas da Farmácia), U (Curva do UTC QTD) e V (Curva do UTC Valor)

 a) As colunas acima deverão ser acrescentadas através de Proc com as informações do Bússola elaborado, seja IQVIA ou Close-up.

 7. Colunas H (Venda 90 dias), L (Valor unitário de Venda)

 a) Informações retiradas do relatório de vendas através do Proc. Caso não tenha o valor unitário de venda, realizar a seguinte fórmula: Venda total líquida / Quantidade vendida

⚠️OBS: Não alimentar as colunas M (CMV), N (Margem), O (Análise de Margem), R (Desconto da Loja) e S (Análise do Desconto – Loja X Lista) pois, contém fórmulas

 8. Colunas P (PMC), Q (Desconto Lista PlugPharma)

 a) Extrair a lista de preços que a loja utiliza dentro do Plugpharma e fazer um Proc.

OBS: Caso não saiba como extrair a lista de preços no Plugpharma, siga os seguintes passos:

1. Acesso ao Plugpharma > Associado > Insira o CNPJ da loja > Integração > Gerenciado por lista de preços > Número da lista.

2. Após descobrir o número da lista, vá à barra lateral e clique em “Cadastros” e “Lista de Preços” conforme abaixo:

3. Em Texto de busca, digite o número da lista localizada e clique em editar:

4. Agora, clique em “Exportar Descontos” > Selecione o modelo “Produto” e clique em “Exportar”:

5. Coluna T (Curva da loja Unidade)

  • a) De acordo com o relatório de vendas 90 dias, calcule a curva utilizando o modelo ou calcule manualmente, utilizando a seguinte fórmula: =SE([@Acumulado]<50%;”A”;SE([@Acumulado]<90%;”B”;SE([@Acumulado]<100%;”C”;”C”)))

OBS: Antes de iniciar o cálculo da curva, ordene a quantidade de itens vendidos do maior para o menor.

6. Colunas W, X e Y (Concorrentes): Servem como base para pesquisa de mercado – O associado precisa renomear incluindo o nome dos concorrentes;

7. Coluna Z (Menor Preço): Com base na pesquisa feita pelo associado a planilha já possui fórmula para trazer o menor preço praticado;

8. Coluna AA (tomada de decisão): Serve como apoio para o processo de execução do associado;

9. Coluna AB (Observação de Análise): Campo livre para preenchimento.

Pronto! Agora é só iniciar a análise.

Arquivos anexados

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