| PO-SUC-031 | Processo de Trabalho | Data: 14/07/2025 Versão: v2 |
|---|---|---|
| Empresa Farmarcas |
Frequência de utilização Diário |
Cicle Time Não medido |
| Elaborado por Mariane Santos e Leo Zidoi |
Revisado por Blenda Lima |
Executado por Sucesso do Associado |
O QUE?
Análise estratégica de estoque para qualificar o mix de produtos, margens, CMV, curva ABC e entender a eficiência do caderno de ofertas atual. Visa compreender a performance dos produtos na loja.
QUEM EXECUTA?
Anjo analista.
QUANDO
Quando solicitado pelo associado ou mediante necessidade.
ONDE É FEITO?
Realizada análise através do planilha padrão anexada no processo com o cruzamento do Bússola, Planilha de Revisados, Lista Plugpharma, Relatório de Estoque e Relatório de Vendas dos últimos 90 dias.
POR QUE É FEITO?
Para garantir que a loja mantenha o portfólio de produtos assertivos, com margem saudável, bom giro, alinhados uma boa precificação de acordo com o perfil da região, evitando perdas, melhorando o faturamento e aumentando a competitividade.
COMO?
1. Baixar a planilha padrão que está anexada neste artigo;
2. Formatar os relatórios de estoque e de Vendas dos últimos 90 dias de acordo com as análises padrões;
3. Alimentar a planilha padrão de acordo com as orientações abaixo:
4. Colunas A (Ean), B (Descrição), G (Estoque), J (Custo unitário) e K (Estoque em R$)
a) retirar da base do relatório de estoque do associado, ou seja, apenas um Ctrl C + Ctrl V. OBS: Caso não tenha o “Custo unitário”, calcule utilizando a seguinte fórmula: Custo Total / Quantidade em estoque;
5. Colunas C (Grupo Farmarcas) e D (SubGrupo)
a) São acrescentadas através do Procx ou Procv de acordo com a lista de revisados disponível na seguinte pasta: Y:\Drives compartilhados\OPR – Sucesso – Anjos – 01\ANJOS\Lista Plug.
6. Colunas E (Laboratório), F (Áreas da Farmácia), U (Curva do UTC QTD) e V (Curva do UTC Valor)
a) As colunas acima deverão ser acrescentadas através de Proc com as informações do Bússola elaborado, seja IQVIA ou Close-up.
7. Colunas H (Venda 90 dias), L (Valor unitário de Venda)
a) Informações retiradas do relatório de vendas através do Proc. Caso não tenha o valor unitário de venda, realizar a seguinte fórmula: Venda total líquida / Quantidade vendida
⚠️OBS: Não alimentar as colunas M (CMV), N (Margem), O (Análise de Margem), R (Desconto da Loja) e S (Análise do Desconto – Loja X Lista) pois, contém fórmulas
8. Colunas P (PMC), Q (Desconto Lista PlugPharma)
a) Extrair a lista de preços que a loja utiliza dentro do Plugpharma e fazer um Proc.
OBS: Caso não saiba como extrair a lista de preços no Plugpharma, siga os seguintes passos:
1. Acesso ao Plugpharma > Associado > Insira o CNPJ da loja > Integração > Gerenciado por lista de preços > Número da lista.
2. Após descobrir o número da lista, vá à barra lateral e clique em “Cadastros” e “Lista de Preços” conforme abaixo:

3. Em Texto de busca, digite o número da lista localizada e clique em editar:

4. Agora, clique em “Exportar Descontos” > Selecione o modelo “Produto” e clique em “Exportar”:


5. Coluna T (Curva da loja Unidade)
- a) De acordo com o relatório de vendas 90 dias, calcule a curva utilizando o modelo ou calcule manualmente, utilizando a seguinte fórmula: =SE([@Acumulado]<50%;”A”;SE([@Acumulado]<90%;”B”;SE([@Acumulado]<100%;”C”;”C”)))
OBS: Antes de iniciar o cálculo da curva, ordene a quantidade de itens vendidos do maior para o menor.
6. Colunas W, X e Y (Concorrentes): Servem como base para pesquisa de mercado – O associado precisa renomear incluindo o nome dos concorrentes;
7. Coluna Z (Menor Preço): Com base na pesquisa feita pelo associado a planilha já possui fórmula para trazer o menor preço praticado;
8. Coluna AA (tomada de decisão): Serve como apoio para o processo de execução do associado;
9. Coluna AB (Observação de Análise): Campo livre para preenchimento.
Pronto! Agora é só iniciar a análise.
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