| IT-SUC-012 | Instrução de Trabalho | Data: 06/09/2021 Versão: v2 |
|---|---|---|
| Empresa Farmarcas |
Frequência de utilização Mensal |
Tempo de execução 2 horas |
| Elaborado por Jhonatan Teixeira |
Revisado por Marcela Correa |
Executado por Sucesso do Associado |
O que?
O mix de produtos influencia totalmente no resultado final de uma loja quando bem abastecida, ou seja, com uma boa variedade de produtos, isso faz com que a loja tende a crescer no mercado em que atua.
Já no caso contrário, a loja tende a perder representatividade para os concorrentes locais.
Levando em consideração alguns pontos de análise, diagnosticamos que, para ter um mix de produtos adequado é necessário ter pelo menos 80% dos produtos mais vendidos dentro do Brick onde a loja está inserida.
Analisar a quantidade de SKU’s que a loja tem.
- Para definirmos o SKU ideal, utilizamos como parâmetro o relatório BÚSSOLA, contabilizando dentro de cada grupo (Propagado, Genérico, Similar e Não medicamentos) quantos SKU’s representam 80% das vendas do Brick.
- A partir da informação acima comparamos com a variedade de SKU’s da loja, conforme exemplo:


- Em casos onde a representatividade esteja abaixo do sugerido, solicitamos que a loja faça a adequação. Para o grupo de Não Medicamentos, é preciso levar em consideração também o tamanho da loja.
- Independentemente do tamanho da loja, sugerir que tenha entre 2500 à 3000 de SKUs de medicamentos e a partir de 1500 SKUs de não medicamentos e enviar a sugestão para a loja adaptar a sua realidade;
- Em casos onde a representatividade esteja baixa, pedir o relatório separadamente por grupos, para identificar qual grupo está com uma quantidade menor de SKUs.
- Em casos onde a loja já tenha a quantidade de SKUs sugerida ou acima da sugestão, verificar se o tamanho da loja não está impactando para esse crescimento.
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