PO-MKT-012 – Cronograma de publicação em redes sociais

PO-MKT-012 Procedimento Operacional Data: 19/11/2020
Versão: v1
Empresa
Farmarcas
Frequência de utilização
Diário
Tempo de execução
10 min
Elaborado por
Debora Kranyak
Revisado por
Hila Lacerda
Responsável execução
Digital

O que?

Para realizar as publicações nas redes sociais é necessário montar um cronograma de postagens mensalmente, além de estar por dentro dos temas relevantes, analisar as tendências de buscas ou de consumo de conteúdo por parte dos usuários.

Como?

O social mídia na última semana do mês inicia o processo de cronograma de publicação nas redes sociais, onde sua primeira etapa é buscar por temas relevantes no Google.

Buscar por temas relevantes e verificar calendário sazonal 

Realizar a busca de temas relevantes, analisa conteúdos de concorrentes, os temas relevantes em sites que possam ajudar a enxergar a tendência de buscas ou de consumo de conteúdo por parte dos usuários.

Consulta referências de sites, verifica calendário sazonal (datas comemorativas do mês). 

Avaliar internamente com a equipe de Marketing, os temas que devem ser trabalhados, como campanha nacional, downloads de App, Encontro Digital, etc

Armazenar ideias e informações coletadas

Armazenar os insights obtidos nas pesquisas (as ideias) e informações coletadas em um documento no drive, e após mais estruturadas deve ser inseridas no “estacionamento de ideias” no drive de Marketing.

Criar estratégia de publicação

Realizar uma análise sobre os horários de maior movimentação, buscando estratégias de publicação para aquele tema.

Construir texto de apoio

Analisar tom de voz para cada plataforma, para cada mídia social deve ser utilizado um tom diferente e desenvolver os textos.

Abrir tarefa para designer e redator no Bitix

O designer irá criar a arte da publicação e o redator deve revisar o texto de apoio e revisar o texto da arte pronta.

Atualizar o calendário / cronograma de posts 

Atualizar o calendário com o que está programado, publicado e caso ocorra, com os posts que estavam previstos e não foram publicados. Status: programado, postado e não postado

É inserido como comentário, o texto que será usado na publicação ,para que o redator possa revisar e realizar as correções. Marcar o redator no comentário para que seja notificado que existe uma novo texto para ser revisado.

Acessar o mLabs para agendar os posts

Avaliar performance do conteúdo publicado

Após a postagem, deve ser feito um acompanhamento frequentemente na semana sobre os posts.

Verificar a performance de cada conteúdo que foi postado, como que o usuário consome os conteúdos, analisar as visualizações, o que deve ser postado em outro horário, o que deve ser melhorado.

Na ferramenta Mlabs é possível verificar todos os posts realizados, verificar gráficos de quantidade de likes.

Desenho do processo


 

Processos e instruções relacionadas

ID Nome Processo primário

Histórico de revisões

ID ITEM

Este artigo te ajudou?

Artigos Relacionados

Deixe um comentário para melhorar o artigo.