PO-INO-001 – O que fazer quando encontrar um bug no Radar

PO-INO-001 Processo Operacional Data: 26/02/2024
Versão: v1
Empresa
Farmarcas
Frequência de utilização
Diário
Cicle Time
Elaborado por 
Luísa Melo
Revisado por
Frazio Oliveira
Executado por
Todos os Colaboradores

 O que?

Procedimento para reportar um erro na plataforma do Radar.

Por que?

Para facilitar a identificação e correção de erros de maneira mais eficaz.

Como?

Quando um COLABORADOR da Farmarcas identificar um Incidente no Radar, serão realizados os seguintes passos:

Passo 1: Coleta de Informações

  • Colete as informações necessárias para analise do bug de acordo com a tabela abaixo

Produto

Dados necessários

Gestão

Gestão de projetos

Descrição erro (passo a passo)

ID do projeto

ID do tarefa

Usuário do erro (CPF)

Login e senha

Evidências (foto/vídeo)

Outras categorias

Descrição erro (passo a passo)

Usuário do erro (CPF)

Login e senha

Evidências (foto/vídeo)

Trade Marketing

Trade

Descrição erro (passo a passo)

ID da ação

Usuário do erro (CPF)

CNPJ

Evidências (foto/vídeo)

Marketing

Encarte e Redes Sociais

Descrição erro (passo a passo)

ID do material + Modelo

Usuário do erro (CPF)

Login e senha do usuário

Evidências (foto/vídeo)

Demais Categorias (área fornecedor, download de produtos, compra de produtos, relatorios)

Descrição erro (passo a passo)

Usuário do erro (CPF)

Login e senha do usuário

Evidências (foto/vídeo)

Capacitação

EAD

Descrição erro (passo a passo)

Curso/Vídeo

Usuário do erro (CPF)

Login e senha do usuário

Evidências (foto/vídeo)

Relatórios

Relatórios

Descrição erro (passo a passo)

Relátorio

Usuário do erro (CPF)

Loja / G.E

Evidências (foto/vídeo)

Promoções

Promoções

Descrição erro (passo a passo)

Qual campanha

Usuário do erro (CPF)

Loja vinculada

ERP do usuário (caso vendedor)

Evidências (foto/vídeo)

Passo 2: Envio de E-mail

  • Envie um e-mail para suporte@farmarcas.com.br, incluindo todas as informações coletadas no Passo 1.

  •  Caso o colaborador Farmarcas esteja reportando um Bug para um parceiro/fornecedor o mesmo ficará responsável de levantar as informações acima citadas.

  • Eventualmente, pode ser necessário a solicitação de novas informações.

Passo 3: Abertura de Ticket

  • Esse e-mail abrirá, automaticamente, um ticket no Freshdesk para o departamento de TI (N1 – Nível 1 de Atendimento de Incidentes).

Passo 4: Análise pelo TI (N1)

  • Caso TI (N1) NÃO consiga analisar o Incidente, encaminhará para o Departamento de Qualidade (N2 – Nível 2 de Atendimento de Incidentes).

  • Caso TI (N1) consiga analisar o Incidente:

    • Se o Incidente NÃO for um problema técnico (Bug), TI (N1) passará as instruções e encerrará o ticket.

    • Se o Incidente for, de fato, um problema técnico (Bug):

      • Caso TI (N1) consiga resolver o Bug, realizará as correções e encerrará o ticket.

      • Caso TI (N1) NÃO consiga resolver o Bug, encaminhará para o Departamento de Qualidade (N2).

Passo 5: Encaminhamento para o Departamento de Qualidade (N2)

  • Caso o Departamento de Qualidade (N2) NÃO consiga analisar o Incidente, acionará o Time de Desenvolvedores (N3) para realização da análise

  • Caso o Departamento de Qualidade (N2) consiga analisar o Incidente:

    • Se o Incidente NÃO for um problema técnico (Bug), o Departamento de Qualidade (N2) passará as instruções para TI (N1) que encerrará o ticket.

    • Se o Incidente for, de fato, um problema técnico (Bug):

      • Caso o Departamento de Qualidade (N2) consiga resolver o Bug, realizará as correções e passará as informações TI (N1) que encerrará o ticket.

      • Caso o Departamento de Qualidade (N2) NÃO consiga resolver o Bug, encaminhará para o Time de Desenvolvedores (N3).

Passo 6: Análise de Criticidade

  • Para os Bugs identificados, o Departamento de Qualidade (N2) avaliará a sua criticidade e, em seguida, abrirá um card no sistema Jira (com status de priorização) para que o Product Owner (PO) responsável possa incluí-lo no Backlog de demandas do Time.

  • A criticidade classificará o Bug em Níveis de Prioridade de Atendimento (P0, P1, P2 e P3), com seus respectivos tempos de Resposta e Solução, conforme as tabelas abaixo.

Funcionalidades Radar

Criticidade

Adm. Capacitação

MEDIUM

Agenda

HIGH

Cadastro de Produtos

MEDIUM

Campanha

LOW

Capacitação

HIGH

Carrinho

HIGH

Cidades Disponíveis

LOW

Compras de Insumo

HIGH

Credenciamento presencial

HIGHEST

Dowloand de Materias

MEDIUM

Encarte Online

HIGH

Estoque

MEDIUM

Financeiro

HIGHEST

Gestão de Banners

LOW

Gestão de Categorias

LOW

Gestão de Departamento

LOW

Gestão de Documentação

LOW

Gestão de lojas

HIGH

Gestão de Mídias

HIGH

Gestão de Produtos

MEDIUM

Gestão de Usuários

HIGH

Grupos Econômicos

HIGH

Guia de Setorização

LOW

Lives

HIGHEST

Parceiros

MEDIUM

Parceiros

LOW

Pedidos

HIGH

Personalização

HIGH

Planograma

LOW

Processo operacionais

HIGH

Produtos

HIGH

Projetos

HIGH

Promoção

LOW

Promoção(gestão)

LOW

Redes

LOW

Redes Sociais

HIGH

Relatório Colaboradores

MEDIUM

Relatório Comparativo de loja

MEDIUM

Relatório Comparativo de Período

MEDIUM

Relatório Diário

MEDIUM

Relatórios Capacitação

LOW

Relatórios Marketing

LOW

Ticket

MEDIUM

Trade Marketing

HIGHEST

Vendas Mensal

MEDIUM

Funcionalidades Orbita

Criticidade

Análise de Pontos

HIGH

Análise de Pontos (indicador)

HIGH

Base de Dados

MEDIUM

Cidade Disponíveis

LOW

Contratos Fechados

HIGH

Explorar

HIGHEST

Indicadores

HIGHEST

Funcionalidades Trade Marketing

Criticidade

Ações Cadastrada

MEDIUM

Acordos Comerciais

HIGH

Categoria Relatórios

LOW

Extrato Comerciais

LOW

Gestão de Lojas

HIGH

Relatórios

MEDIUM

Validação por G.E

HIGHEST

Legenda

Criticidade

P0

HIGHEST

P1

HIGH

P2

MEDIUM

P3

LOW

Considerando o SLA da tabela abaixo:

Passo 7: Encaminhamento para o Time de Desenvolvedores (N3)

  • Se o Incidente NÃO for um problema técnico (Bug), o Time de Desenvolvedores (N3) passará as instruções para o Departamento de Qualidade (N2) que, por sua vez, repassará para TI (N1) que encerrará o ticket.
  • Se o Incidente for, de fato, um problema técnico (Bug):
    • O Time de Desenvolvedores (N3) realizará as correções e, em seguida, passará as instruções para o Departamento de Qualidade (N2) que, por sua vez, repassará para TI (N1) que encerrará o ticket.

Quando um ASSOCIADO da Farmarcas identificar um Incidente no Radar, serão realizados os seguintes passos

Passo 1: Abertura de Ticket

  • O associado deve abrir um ticket no sistema Radar, detalhando o Incidente encontrado.

Passo 2: Recebimento pelo Anjo

  • O Anjo responsável pelo suporte solicita as informações necessárias conforme a tabela de produtos e dados necessários, com todas as informações enviadas pelo associado o anjo encaminha o ticket para o departamento de TI (N1).

Passo 3: Mesmo Fluxo anterior

A partir deste ponto, o ticket seguirá a partir do Passo 4, relatado no Fluxo anterior. Quando o ASSOCIADO estiver SEM ACESSO ao radar o anjo deve abrir um Ticket por ele seguindo o passo a passo abaixo no link abaixo.

Importante: Comunicação Contínua

  • O Departamento de Qualidade (N2) e o TI (N1) manterão uma comunicação contínua para informar, ao stakeholder ou associado que relatou o bug, o tempo estimado para a Solução, de acordo com a tabela de SLA.

Importante ressaltar que quaisquer sugestões de alteração do processo pode ser enviada para o e-mail luisa.melo@farmarcas.com.br

Este artigo te ajudou?

Artigos Relacionados

Deixe um comentário para melhorar o artigo.