| PO-SUC-032 | Processo de Trabalho | Data: 27/05/2025 Versão: v2 |
|---|---|---|
| Empresa Farmarcas |
Frequência de utilização Diária |
Tempo de execução Não medido |
| Elaborado por Leo Zidoi |
Revisado por Júlia Ramos |
Executado por Sucesso do Associado |
O que?
São ações de marketing que visam atrair e fidelizar clientes através de descontos e promoções, impulsionando as vendas e aumentando a visibilidade da marca.
Ações disponíveis para implementação na loja:
- Dia da Beleza;
- Dia do Bebê;
- Dia da Vitamina;
- Dia do Genérico;
- Dia do Anticoncepcional;
Quando?
Quando solicitado via ticket ou na necessidade dentro do plano de ação (utilizando a visão sistêmica).
Por que é feito?
As ações de PDV foram desenvolvidas para: atrair clientes para dentro da farmácia, aumentar a venda de um determinado grupo de produtos, melhorar o ticket médio, fortalecer a imagem de preço na região e aumentar a visibilidade diante dos concorrentes.
Como?
Análise pré-aprovação.
Antes de iniciar a análise, identificar os pontos abaixo para prosseguir:
- Conversa com o associado – Entender se a loja já realizou alguma ação anteriormente. Qual era a dinâmica? Obteve resultados? Qual o objetivo da ação? Atrair novos clientes? Criar Imagem? Conquista de mercado?
- Plano de ação – verificar dentro do checklist do plano de ação, se a loja está apta para começar a ação. Ex: a loja tem mix de produtos adequado (80% do Brick), a loja já fideliza os clientes através do PEC, trabalha com precificação estratégica (caderno de ofertas vigente), entre outros;
- Mix de produtos – Utilizar como parâmetro os 80% sugerido no bússola, caso o associado ainda não tenha, iniciar o plano de ação voltado para adequação de estoque. Analisar também “Áreas da Farmácia” dentro do Bússola para entender as categorias que caem / crescem
- Analisar as fotos da loja – verificar se tem oportunidades de layoutização, setorização e exposição de produtos. Ex: ausência de precificadores, produtos alocados em gôndolas que diferem da sua categoria, falta de reposição gerando espaços vazios, falta de profundidade, entre outros;
- Precificação – analisar se a precificação estratégica está sendo trabalhada corretamente; Ex: realiza pesquisas de mercado e campo dos concorrentes trimestralmente, utiliza e revisa caderno de ofertas, utiliza ferramentas para auxílio da precificação, entre outros.
Particularidade do Dia do Genérico, Analisar os descontos aplicados no relatório Lucratividade dos últimos 90 dias, verificando os produtos genéricos de uso contínuo não onerosos, retirando os produtos que são de Farmácia Popular e da estratégia da 4°Caixa. Caso o associado trabalhe com desconto acima de 60%, a ação não será assertiva. Neste caso, fomentar a estratégia da 4°Caixa. Utilizar como critério se a loja tem as 30 moléculas de uso contínuo mais relevantes do Brick UTC;
Particularidade do Dia do Anticoncepcional, verificar se o associado trabalha com descontos acima de 21% na categoria de não onerosos. Caso positivo, a ação não será assertiva.
Modelo de Análise para aprovação ou reprovação:
Ordem de prioridade para sugestão de ações (priorizar não medicamentos):
- Dia da Beleza;
- Dia do Bebê;
- Dia da Vitamina (sugestão: início da semana);
- Dia do Genérico e Anticoncepcional.
Análise pós-aprovação.
Caso a estratégia seja aprovada, seguir com a análise de perfil dos consumidores da região, desde que tenham no mínimo 40% de efetividade de vendas dentro do PEC. Caso a efetividade seja menor do que 40%, trabalhar em conjunto a fidelização no plano de ação.
- Quem são os clientes da loja? (Analysis);
- Dia de maior movimento (Analysis ou Radar – Diário);
- Perfil de consumidores (Analysis). Ex: maioria mulher, de 30 a 40 anos;
Orientações para implementação.
- Analista deve encaminhar o ticket com a aprovação para que o marketing possa produzir e encaminhar as artes. Associado fabricará os materiais de divulgação localmente;
- Priorizar os dias com maior venda, afim de aumentar o ticket médio e a frequência da shopper na loja;
- Todos os materiais de divulgação deverão estar prontos com no mínimo 1 semana de antecedência, e fomentar o início da ação. Seja nas redes sociais, em loco, carro de som, etc;
- Sugestão de criação de combos de produtos. Ex: no dia do bebê, criar kit de fralda e lencinho / fralda e talco, etc. Dia da Beleza criar kits de Shampoo + Condicionador + Máscara / Kit com 3 desodorantes.
Particularidade do Dia da Beleza:
Sugerimos que seja sexta ou sábado (avaliar onde a loja está localizada, região, horário de funcionamento da loja e venda diária);
Particularidade do Dia da Vitamina:
Sugerimos que seja realizada no início da semana;
Particularidade do Dia do Genérico e Anticoncepcional:
Acrescentar no mínimo 5% de desconto nos produtos participantes (de alto giro) no dia em questão;
Particularidade do Dia da Beleza:
Para gerar sugestões de produtos:
Utilizar o Bússola UTC. Após extrair e gerar o relatório, utilizar apenas a aba “Não Medicamento” cruzando com a planilha de produtos “Revisados”, coluna Tipo de Produto. Filtrar as categorias abaixo:
- Shampoo;
- Condicionador;
- Creme de pentear;
- Cuidados com rosto;
- Desodorante;
- Esmalte;
- Hidratante;
- Maquiagem;
- Pente e Escova;
- Sabonete íntimo;
- Sabonete Líquido;
- Tratamento para Cabelo;
- Tonalizante/Tintura.
Selecionar as curvas AA. E levar em consideração o tamanho da loja.
Particularidade do Dia do Bebê:
Para gerar sugestões de produtos:
Utilizar o Bússola UTC. Após extrair e gerar o relatório, utilizar a categoria de “Cuidado Bebê / Infantil” e refazer a curva sendo 50% de Curva A, 40% de curva B e 10% de curva C.
Selecionar as curvas AA. Lembrando que para essa ação é muito mais assertivo Fralda e Fórmula Infantil.
Histórico de revisões
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