| IT-SUC-032 | Instrução de Trabalho | Data: 18/03/2018 Versão: v1 |
|---|---|---|
| Empresa Farmarcas |
Frequência de utilização Diária |
Cicle Time Não medido |
| Elaborado por Jhonatan Teixeira |
Revisado por Marcela Correa |
Executado por Todos os colaboradores |
Despesas com Mercadoria – CMV (Custo da Mercadoria Vendida)
O CMV é uma despesa variável que influencia no resultado da loja, por conta disso, os parâmetros abaixo auxiliam em possíveis planos de ação de acordo com o percentual do CMV.
CMV Alto: Acima de 71%
1ª situação: Baixa participação em genéricos e similares (parâmetro – 50% das vendas de genéricos + similares, considerando somente a venda de medicamentos)
Solução:
- Trabalhar com comissionamento: 4% – balconista e 3% – farmacêutico, a fim de aumentar o engajamento da equipe;
- Melhorar os SKUs nos grupos G/S: para melhorar a participação destes grupos é necessário trabalhar com uma boa variedade de produtos;
- Utilizar o relatório de CMV por funcionário: monitorar o desempenho da equipe e criar um plano de ação para os funcionários que possuem um CMV mais alto (vendem mais propagados por exemplo);
- Reuniões com a equipe para a alinhar a estratégia da rede e loja;
- Comprar pelos canais corretos: verificar se a loja está usufruindo das nossas condições comerciais, visto que comprando erroneamente influencia no CMV.
2ª situação : Participação alta de perfumaria (parâmetro – acima de 15%)
Solução:
- Colocar preços competitivos em todos os produtos;
- Não perder o foco nos medicamentos;
- Orientar o associado sobre o impacto que a alta participação nos não medicamentos ocasiona no CMV;
- Reforçar a importância de comprar corretamente os medicamentos;
- Trabalhar com comissionamento nos grupos genéricos e similares e em vendas agregadas.
3ª situação: Desconto alto (parâmetro – acima de 55%)
Solução:
- Verificar a necessidade de descontos altos/adicionais (fora da lista x PEC);
- Oferecer a lista madura para lojas com mais de um ano;
- Comprar efetivamente pelos canais corretos;
- Realizar pesquisas de mercado para verificar os descontos trabalhados na região;
4ª situação: Participação alta de propagados (parâmetro – acima de 50%)
Solução:
- Melhorar a participação de genéricos e similares;
- Trabalhar com comissionamentos nos grupos de genéricos e similares;
- Averiguar os SKUs de genéricos e similares;
- Analisar a precificação dos grupos G/S.
5ª situação: Erro operacional
Solução:
- Identificar os erros;
- Solicitar correções por meio dos feedbacks;
- Acompanhar correções e seguir o processo de notificação quando necessário;
- Enviar manuais e material de apoio.
CMV Médio de 60% a 71%
1ª situação: Melhorar as compras e descontos de venda;
Solução:
- Acompanhar o CMV dos grupos e CMV geral;
- Averiguar mensalmente a participação líquida dos grupos;
CMV Baixo: Abaixo de 60%
1ª situação: Falta de mercadoria
Solução:
- Insatisfação do cliente;
- Verificar SKUs, principalmente do grupo de propagados;
- Gerenciar a curva ABC por meio das parametrizações no ERP;
- Melhorar a exposição dos produtos.
2ª situação: Baixa participação dos propagados
Solução:
- Aumentar SKUs do grupo de propagados;
- Melhorar o estoque (quantidade) dos propagados,
- Realizar campanhas com balconistas;
- Rever descontos/listas;
- Venda agregada através de campanhas com vitaminas, suplementos alimentares, etc.
Histórico de revisões
| ID | ITEM |
| – | – |
Deixe um comentário para melhorar o artigo.