| PO-SUC-020 | Processo Operacional | Data: 05/09/2023 Versão: v1 |
|---|---|---|
| Empresa Farmarcas |
Frequência de utilização Diário |
Cicle Time 24 horas |
| Elaborado por Eduardo Gomes |
Revisado por Luiz Fernando |
Executado por Sucesso do Associado |
O quê?
Processo para elaborar e realizar uma Pesquisa de Mercado.
Por quê?
A pesquisa de mercado consiste em coletar dados para entender a região em que se localiza seu negócio, mapear a estratégia dos concorrentes, reduzir dúvidas referente ao posicionamento estratégico e trazer clareza na hora de tomar decisões que podem interferir nos resultados de uma organização.
Onde?
Pesquisa realizada nos principais concorrentes.
Quem?
É executada pelo empresário, com base nos dados fornecidos pelo analista.
Quando?
Geralmente quando o associado solicita uma alteração na lista de descontos ou se o analista identifica uma oportunidade de melhorar a estratégia de precificação.
Como?
Processo Associado
1°Mapear os principais concorrentes
- Quais são os principais concorrentes?
- Quais farmácias da região possuem maior parcela do mercado?
2°Mapear os produtos formadores de opinião
- Quais produtos utilizo para minha comparação de preço?
- Além dos anticoncepcionais, uso contínuo e controlados, quais são os produtos que devo ser mais agressivo no desconto?
- Quais produtos os clientes da loja sabem o preço e podem ajudar a formar a percepção de caro/barato da loja?
3°Pesquisa de Preço
- Como vou fazer essa pesquisa ?
- Incluir colaboradores nesta tarefa (operacional), telefone/sites/presencial/WhatsApp
4°Estratégia
- Após a comparação de preço, é preciso definir qual será o seu posicionamento.
- Qual é seu principal objetivo? Ganho de mercado? Eu vou me posicionar de forma agressiva diante dos meus concorrentes? Houve perda de mercado e quero me recuperar?
Fluxograma

Processo Analista (Planilha de Produtos)

1°Mapear os principais concorrentes
- Quais são os principais concorrentes?
- Qual a distância? Qual a estrutura? Tem estacionamento?
2°Comportamento da concorrência local
- O que os concorrente estão fazendo?
- O que os concorrentes possuem no portfólio?
- Entre nas lojas, avalie a disposição dos não medicamento, os produtos que estão em destaques, o atendimento. Compare com visão crítica com a sua loja.
3°Comportamento da concorrência local
- Como os concorrentes estão fazendo?
- Analise os serviços que são ofertados, mídias digitais, promoções, ações, delivery.
4°Faça melhor para se destacar
- Efetuar mudanças estruturais e de processos que realmente sejam necessárias e importantes;
- Criar estratégias para alavancar as vendas;
- Melhorar a visibilidade da farmácia na sua região;
- Fortalecer a imagem da marca no mercado.
Sugestão de produtos para planilha (Exemplo):

Observações:
- Identificar a necessidade de dividir os Genéricos e Similares também em subgrupos (iguais aos Propagados);
- Podemos colocar as informações de Curva ABC da loja também. Para isso, utilizar o relatório de vendas como base;
- Lembrando que essa parte operacional da escolha de produtos é uma sugestão. Sempre que realizarmos uma pesquisa de mercado, temos que entender o que atende melhor o associado em sua necessidade.
Deixe um comentário para melhorar o artigo.