PO-SUC-020 – Pesquisa de Mercado

PO-SUC-020 Processo Operacional Data: 05/09/2023
Versão: v1
Empresa
Farmarcas
Frequência de utilização
Diário
Cicle Time
24 horas
Elaborado por
Eduardo Gomes
Revisado por
Luiz Fernando
Executado por
Sucesso do Associado

O quê?

Processo para elaborar e realizar uma Pesquisa de Mercado.

Por quê?

A pesquisa de mercado consiste em coletar dados para entender a região em que se localiza seu negócio, mapear a estratégia dos concorrentes, reduzir dúvidas referente ao posicionamento estratégico e trazer clareza na hora de tomar decisões que podem interferir nos resultados de uma organização.

Onde?

Pesquisa realizada nos principais concorrentes.

Quem?

É executada pelo empresário, com base nos dados fornecidos pelo analista.

Quando?

Geralmente quando o associado solicita uma alteração na lista de descontos ou se o analista identifica uma oportunidade de melhorar a estratégia de precificação.

Como?

Processo Associado

1°Mapear os principais concorrentes

  • Quais são os principais concorrentes?
  • Quais farmácias da região possuem maior parcela do mercado?

2°Mapear os produtos formadores de opinião

  • Quais produtos utilizo para minha comparação de preço?
  • Além dos anticoncepcionais, uso contínuo e controlados, quais são os produtos que devo ser mais agressivo no desconto?
  • Quais produtos os clientes da loja sabem o preço e podem ajudar a formar a percepção de caro/barato da loja?

3°Pesquisa de Preço

  • Como vou fazer essa pesquisa ?
  • Incluir colaboradores nesta tarefa (operacional), telefone/sites/presencial/WhatsApp

4°Estratégia

  • Após a comparação de preço, é preciso definir qual será o seu posicionamento.
  • Qual é seu principal objetivo? Ganho de mercado? Eu vou me posicionar de forma agressiva diante dos meus concorrentes? Houve perda de mercado e quero me recuperar?

Fluxograma

Processo Analista (Planilha de Produtos)

1°Mapear os principais concorrentes

  • Quais são os principais concorrentes?
  • Qual a distância? Qual a estrutura? Tem estacionamento?

2°Comportamento da concorrência local

  • O que os concorrente estão fazendo?
  • O que os concorrentes possuem no portfólio?
  • Entre nas lojas, avalie a disposição dos não medicamento, os produtos que estão em destaques, o atendimento. Compare com visão crítica com a sua loja.

3°Comportamento da concorrência local

  • Como os concorrentes estão fazendo?
  • Analise os serviços que são ofertados, mídias digitais, promoções, ações, delivery.

4°Faça melhor para se destacar

  • Efetuar mudanças estruturais e de processos que realmente sejam necessárias e importantes;
  • Criar estratégias para alavancar as vendas;
  • Melhorar a visibilidade da farmácia na sua região;
  • Fortalecer a imagem da marca no mercado.

Sugestão de produtos para planilha (Exemplo):

Observações: 

  • Identificar a necessidade de dividir os Genéricos e Similares também em subgrupos (iguais aos Propagados);
  • Podemos colocar as informações de Curva ABC da loja também. Para isso, utilizar o relatório de vendas como base;
  • Lembrando que essa parte operacional da escolha de produtos é uma sugestão. Sempre que realizarmos uma pesquisa de mercado, temos que entender o que atende melhor o associado em sua necessidade.

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