IT-SUC-024 – Treinamento pré-pai

IT-SUC-024 Processo Operacional Data: 08/10/2020
Versão: v1
Empresa
Farmarcas
Frequência de utilização
Mensal
Tempo de execução
Elaborado por
Revisado por
Andrea Padovan
Responsável execução
Anjos

O que?

O PAI – Painel de Aferição de Indicadores é um processo de benchmarking que busca a melhoria de indicadores de desempenho a partir de um parâmetro de referência. O associado deve ser devidamente treinada para que tenha conhecimento do preenchimento de forma correta do PAI.

Onde?

O treinamento acontece via Skype ou Webinar.

Quando?

Para as lojas recém-inauguradas, os Anjos deverão entrar em contato para agendar o treinamento do pré-pai na segunda etapa do processo de boas-vindas.

Como ?

Com a data definida, o Anjo explicará para o associado sobre os indicadores que precisam ser lançados na ferramenta PAI, sendo eles:

1.0 VENDAS REALIZADAS DURANTE O PERÍODO (R$) Valor Total da venda líquida no período – informação retirada do relatório de lucratividade
2.0 TOTAL de DESCONTO CONCEDIDO – em R$ Valor Total de desconto no período – informação retirada do relatório de lucratividade
3.0 IMPOSTO SOBRE VENDA
3.1 Imposto Federal Pago No Período – Em R$ Optantes pelo Simples Federal: anotar os valores pagos – Guia DARF / Optantes pelo regime norma:l anotar os valores efetivamente pagos.
3.2 ICMS Pago No Período – Em R$ Anotar apenas os valores pagos referente aos produtos que não tem substituição tributária, este imposto deverá  ser lançado apenas pelas empresas que não são optantes pelo Simples Nacional
4.0 DESPESAS COM MERCADORIAS
4.1 Despesas com Pagto de Mercadorias (Cmv) Custo da Mercadoria Vendida (CMV por competência) – informação retirada do relatório de lucratividade
4.2 Taxas de Cartão de Crédito – Em R$ Valor descontado pelas administradoras dos cartões de crédito e débito no momento do pagamento. Anotar os valores do mês do recebimento e não da venda.
4.3 Taxas de Convênios Terceirizados – Em R$ Valor das taxas cobradas pelos convênios terceirizados
e descontados no ato do pagamento a loja.
4.4 Perdas de Cheque / Cartões – Em R$ Valores dos cheques devolvidos e não recuperados dentro do mês  + Valores não pagos pelas administradoras de cartões por problemas as vendas.
5.0 DESPESAS OPERACIONAIS COM PESSOAL (FUNCIONÁRIO)
5.1 Salários Fixos + Horas Extras Valores dos salários brutos pagos a equipe no 5º dia útil ou até o último dia do mês. Quando a empresa não desconta INSS do funcionário o valor do INSS  deve ser somado ao salário e lançado nesta conta.
5.2 Comissões e Premiações Sobre Vendas Valores das comissões + os prêmios pagos a equipe de
vendas.
5.3 Provisionamento de 13º. Salário +  1/3 Férias 13º Salário: Valor referente a 01/12 ou 8,33%  da folha de pagamento mensal. 1/3 férias: valor referente a 1/3 de 8,33% da folha de pagamento ou seja 2,78%. Lançar nesta conta 11,11% (8,33% + 2,78%)  do salário fixo + horas extras. Caso a empresa incorpore as comissões ao salário, somar também as comissões e multiplicar por 11,11%.
5.4 Benefícios Valores dos benefícios concedidos a funcionários como: vale transporte + vale refeição + lanches + almoço/janta pagos pela empresa.
5.5 Encargos – INSS Valor lançado por empresas não optantes pelo SIMPLES Federal. Alíquota de 28,77% sobre a folha de pagamento.
5.5 Encargos – FGTS Valor recolhido mensalmente pela empresa a titulo de FGTS.
6.0 DESPESAS OPERACIONAIS COM PESSOAL (PROPRIETÁRIO)
6.1 Pró-Labore Valor do pró-labore mensal do(s) proprietário (s).
7.0 DESPESAS OPERACIONAIS COM ASSESSORIAS
7.1 Aluguel do POS de Cartão de Crédito Valor pago mensalmente pela empresa pelo aluguel dos terminais P.O.S.  e T.E.F.
7.2 Escritório de Contabilidade Valor da mensalidade do escritório de contabilidade.
7.3 Assessoria Jurídica Valor pago por assessoria de advogados/escritórios de advocacia e /ou serviços eventuais prestados por advogados.
7.4 Cursos, Treinamentos e Despesas de Viagem Valores pagos a título de cursos e treinamentos da equipe, inclusive  os custos com viagens. Valores pagos referente a viagens administrativas/comerciais.
7.5 Entidades Valores pagos a Associação Comercial + Mensalidade da Rede + CDL. Taxa referente a consulta de cheque.
7.6 Manutenção Software + Hardware Valores pagos a software house (mensalidade paga pela manutenção do software e hardware) + Valores pagos pela manutenção de máquinas e equipamentos de informática.
7.7 Outras Despesas com Assessorias Valor pago a consultorias/assessorias administrativas/financeiras.
8.0 DESPESAS OPERACIONAIS ADMINISTRATIVAS
8.1 Seguros da Empresa (Imóvel e Veículos) Valor pago a título de seguros prediais e de veículos da empresa.
8.2 Manutenção de Veículos Valores gastos com manutenção de veículos da empresa.
Lançar combustível, manutenção mecânica, licenciamento, IPVA, etc.
8.3 Cobrador (Caso Terceirizado) Valor referente a honorários e/ou  comissões pagas a cobrador que não seja funcionário.
9.0 DESPESAS OPERACIONAIS DE FUNCIONAMENTO
9.1 Aluguel + Condomínio + Iptu Valor do aluguel do prédio da empresa (definir valor caso o imóvel seja próprio). Usar como parâmetro 2,00% do faturamento médio últimos 06 meses + Valor pago de IPTU.
9.2 Energia Elétrica Valor da energia elétrica.
9.3 Água / Esgoto Valor pago de água/esgoto urbano.
9.4 Telefone / Acesso a Internet Valor dos gastos com telefone fixo/celular da empresa + Valor pago para acesso à internet (lançar provedor + assinatura)
9.5 Material de Limpeza, Cabine de Aplicação, Uso Consumo e Faxina Valores gastos mensalmente com material de limpeza. Valores gastos com material de uso/consumo da empresa. Valores pagos a faxinas feitas eventualmente  na empresa por profissionais autônomos e/ou empresas especializadas.
9.6 Consumo Interno – Material de Escritório, Uniformes, Embalagens e Impressos Valores gastos com material de escritório e informática. Valores gastos com uniformes da equipe. Valores gastos com embalagens e impressos.
9.7 Manutenção de Instalações Valores pagos a título de manutenção do prédio da empresa. Valores gastos com pequenas reformas.
9.8 Taxas e Licenças da Farmácia Valores pagos a título CRF (empresa), sindicatos patronais,
alvará de funcionamento, ANVISA, SIVISA.
9.9 Promoção e Propaganda Valores gastos mensalmente com propaganda e promoção de vendas.
9.10 Outras Despesas de Funcionamento Valores gastos com DOAÇÕES, XEROX, CORREIO e OUTRAS DESPESAS de pequeno valor.
10.0 DESPESAS FINANCEIRAS
10.1 Juros de Cheque Especial, Juros de Duplicatas e Demais Juros Valores mensais pagos referentes a juros de cheque especial + juros com desconto de cheque + juros de antecipação de recebíveis  (cartão de crédito). Valores pagos com juros de duplicatas pagas com atraso. Demais taxas bancárias
10.2 Tarifas Bancárias Valor das tarifas bancárias + tarifa de boleto de fornecedores
11.0 OUTRAS RECEITAS
11.1 Receitas Não Operacionais Lançar os recebimentos de cheques devolvidos de clientes + ressarcimento compras de parceiros + Valores recebidos pelo  trabalho de correspondente bancário + Receitas não provenientes  da atividade principal da empresa.
11.2 Lucro Com Cartão Telefônico Valores referentes ao lucro da venda de cartão telefônico (venda – custo).
11.3 Verbas de Marketing Recebidas Lançar as verbas para marketing  recebidas de fornecedores/ laboratórios. Lançar somente valores em dinheiro, caso seja em mercadoria não precisa
12.0 LUCRO LÍQUIDO
13.0 DESPESAS EXTRAS
13.1 Produtos Vencidos Valor a preço de CUSTO das mercadorias vencidas. Valores a preço de CUSTO das mercadorias quebradas /danificadas e vencidas.
13.2 Quebra de Inventário Valor da diferença de estoque. A preço de custo.
13.3 Investimento em Máquinas / Equipamentos / Móveis Valor de Investimento em ativo.
13.4 Reforma do Imóvel Valores referentes as melhorias feitas no imóvel.
13.5 Pagamento de Empréstimos / Financiamento Valores de empréstimos  e/ou financiamento feitos.
13.6 Retirada de Lucro pelo Proprietário Valores referentes a retirada do lucro da empresa.
14.0 RESULTADO FINAL DA OPERAÇÃO
INDICADORES
1.0   Nº de Clientes Quantidade total de clientes atendidos no mês.
2.0  Nº de Colaboradores Quantidade total de funcionários da empresa.
Obs: não lançar os funcionários do programa 1º emprego e os estagiários.
3.0   Estoque Preço de Venda Valor total do estoque a preço bruto
4.0   M2 área de vendas Anotar m2 da área de vendas.
(Apenas área de circulação dos clientes)
5.0   Venda delivery Vendas totais da empresa com entrega em domicílio.
6.0   Ctas. a Pagar Fornecedores em aberto Valor de todas as contas a pagar a fornecedores de mercadorias
para revenda em aberto (vencidas e não vencidas).
7.0   Unidades Vendidas Anotar a quantidade de unidades vendidas no mês.
REPRESENTATIVIDADE A soma dos campos abaixo não precisa bater com o valor inserido no campo “Venda a Preço Real”.
1.0 Faturamento em R$ – Medicamentos Referência (Éticos) Vendas totais (a vista e a prazo) de medicamentos de referência.
2.0 Faturamento em R$ – Medicamentos Genéricos Vendas totais (á vista e a prazo) de medicamentos genéricos.
3.0 Faturamento em R$ – Medicamentos Similares Vendas totais (á vista e a prazo) de medicamentos similares.
4.0 Faturamento em R$ – Perfumaria Vendas totais ( à vista e a prazo) de H.P.C.
5.0 Faturamento em R$ – Outros Produtos Vendas totais (a vista e a prazo) de outros produtos.

Após o treinamento, o Anjo fica responsável em enviar a planilha PRÉ-PAI (no anexo) para o associado e, durante os três primeiros meses, acompanha o preenchimento dos dados neste documento.

 

Arquivos anexados

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