| IT-GG-001 | Instrução de Trabalho | Data: 19/08/2021 Versão: v2 |
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| Empresa Farmarcas |
Frequência de utilização Mensal |
Tempo de execução 5 min |
| Elaborado por Joyce Ferreira |
Revisado por Wanderleia Silva |
Responsável execução Todos os gestores |
O quê?
A plataforma de ajuste de ponto do RH serve para acompanhamento em tempo real de todas as marcações de ponto realizadas pelos colaboradores, assim como, acesso ao saldo de banco de horas, indicadores e emissão de relatórios.
O colaborador poderá solicitar ao gestor o ajuste manual em caso de ausência de marcação ou saídas médicas.
Onde?
A plataforma pode ser acessada através do seu computador ou celular, através do link http://gestaoponto.farmarcas.com.br/
Orientações de Home Office
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Informação de atenção | Devido ao home office, nosso sistema de gestão de ponto está programado para compensar o dia do colaborador, sendo necessário o lançamento somente em casos de horas extras ou débito de banco de horas. |
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Assim que as horas extras são lançadas, o sistema entende e apura o banco de horas automaticamente.
No entanto, como estamos compensando todos os dias trabalhados através da situação “1-Trabalhando”, sempre que houver o débito de banco de horas, além do lançamento das horas, é necessário realizar a inclusão da situação “312- Banco de horas negativo”
Para realizar a inclusão, escolha o dia que aconteceu o débito de banco de horas e procure o menu “Ações” > “Editar situações”
Na tela seguinte, clique em “adicionar” e digite as horas que você pretende debitar, selecione a situação “312 Débito de banco de horas”, preencha o motivo e a observação e por fim clique em salvar, conforme abaixo:
Feito isso, o sistema passará a debitar a horas e o banco de horas estará atualizado:
Orientações gerais
O gestor fará o acompanhamento das horas trabalhadas pela sua equipe.
Para atestado e declaração de horas do dia seguir com o procedimento de abertu de tarefa no Bitrix direcionada ao G&G, com o documento digitalizado e validado anexo e o gestor em cópia.
A tarefa deve ser aberta em até 48h após a emissão do atestado.
A plataforma reconhece como marcações válidas no dia, marcações pares, ou seja (Entrada – Saída Almoço – Entrada Almoço – Saída). Caso alguma não seja feita, para o gestor será atualizado seu dia com “Marcação inválida”
Qual o prazo para o ajuste ser realizado?
As solicitações de ajuste devem ser realizadas até o dia 4 do mês seguinte ao ajuste.
Mas é importante que seja ajustado o quanto antes, não deixar para o último dia.
Como?
Acessar o sistema (https://gestaodeponto.farmarcas.com.br)
Inserir seu usuário e senha e clique em “Autenticar”
Você visualiza no menu lateral os acertos de ponto da sua equipe
Caso o colaborador tenha feito alguma solicitação de ajuste, será possível visualizar através da sinalização do balãozinho
Ao clicar no balãozinho você poderá ler a mensagem do colaborador e também respondê-lo
Para realizar o ajuste do ponto é necessário clicar no nome do colaborador verificar a data que precisa de ajuste e clicar no botão Ações – Editar Marcações
Ao clicar no botão Adicionar será possível incluir o horário faltante e escolher a justificativa que melhor se adequá a cada caso
Após salvar, será possível perceber que os horários ajustados estarão em negrito
Para validar as marcações de ponto, selecione Pendentes e clique no botão de confirmação conforme a imagem abaixo
Relatórios
Ao clicar na opção Analytics é possível ter um panorama geral da sua equipe através de gráficos.
Os gráficos são dinâmicos, ao clicar na ocorrência você será direcionado para a tela dos ajustes ou das ocorrências.
Através do Analytics também é possível acompanhar o saldo total de horas trabalhadas, faltas, afastamentos e banco de horas positivo e negativo da sua equipe
Espelho de ponto
É possível visualizar os espelhos de ponto da sua equipe clicando no botão de impressora e selecionando a opção Relatórios de Cartão de Ponto
Será possível filtrar por matrícula, colaborador etc.
Após selecionar os filtros e clicar em consultar, o sistema irá gerar os relatórios, uma página para cada colaborador
O Cartão de Ponto poderá ser impresso e compartilhado com a equipe. Porém automaticamente após o fechamento do período de apuração, cada colaborador receberá o seu próprio cartão.
Além do Cartão de Ponto também é possível consultar as ocorrências como Inter jornadas ou mais horas extras que o permitido por dia.
Processos e instruções relacionadas
| ID | Nome | Processo primário |
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Histórico de versões
| Versão | O que foi alterado | Resp. pela alteração |
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