PO-EXP-002 – Analisar ponto comercial

PO-EXP-002 Instrução de Trabalho Data: 31/03/2021
Versão: v2
Empresa
Farmarcas
Frequência de utilização
Diário
Cicle Time
3 horas
Elaborado por 
Debora Kranyak
Revisado por
Executado por
Analista Expansão

O quê?

Após realizar a análise do perfil do empresário, deve ser feita a análise do ponto comercial, ou seja, avaliar vários pontos importantes sobre o local onde a loja está localizada e sua estrutura, se está de acordo com as expectativas da rede.

⇒ IT-EXP-001 – Entrevista com o interessado

Por quê?

Essa etapa é fundamental e vai além do espaço interno da loja, é necessário avaliar também o entorno do ponto para conhecer as condições de mercado da localidade.

Onde?

A análise da região é feita através da ferramenta do órbita, na plataforma radar. 

No órbita é possível importar uma base de dados estatística ou geográfica, conforme a análise que deseja ser realizada na região onde o ponto comercial estará localizado.

Essa base de dados é composta por informações que podem ser obtidas através da Receita Federal, IBGE, informações contratadas de pesquisa de mercado, etc

Quando é necessário para informações de um local especifico é contatada a prefeitura para coletar os dados.

Dependendo da análise que se deseja fazer, precisa entender quais dados irá precisar coletar para montá-la. 

Após a construção dessa base é possível fazer o upload dela no Órbita e iniciar as analises a partir de parâmetros que podem ser definidos pelo analista de acordo com a analise que deseja realizar.

Somente pode subir bases pessoas autorizadas alinhadas com a gerente de expansão.

Para conseguir acessar o órbita no Radar, é preciso ter a permissão em Gestão de usuários > Sistemas e acessos > Órbita > Gestão de base de dados e atualização de base de dados, habilitada no cadastro do colaborador no radar

Como analisar?

O analista da expansão deve acessar o órbita e inserir o endereço do ponto informado pelo associado.

Deve ser inserida as camadas (base dados) que compõe um conjunto de informações para serem analisadas a respeito do ponto escolhido.

Alguns fatores que devem ser levados em consideração na hora da análise do ponto comercial, são:

  • Mobiliário urbano próximo
    Placas, pontos de ônibus, etc, podem “esconder” a fachada da loja, a presença de lojas referência, como agências bancárias, concorrentes, entre outros.
  • Proximidade dos concorrentes
    Normalmente a estratégia de localização de toda farmácia é bem parecida, mas é preciso cuidado na hora de analisar um ponto com concorrentes próximos, devendo ter um olhar clinico não só para o ponto comercial em questão, mas também em entender os concorrentes próximos e o tamanho deles. Se ele já possuir uma loja grande e de referência na região, é melhor sugerir que o interessado procure outro ponto na região que tenha uma estrutura maior. A menos que o interessado esteja ciente de que terá mais dificuldade para se destacar na região, e terá que entrar com estratégia agressiva para combater a concorrência.
  • Fluxo da rua
    É importante analisar o fluxo de pessoas na região para entender se está de acordo com as expectativas da Rede. Este é um fator primordial na escolha do ponto. Para identificar o fluxo além dos dados de PEA Dia disponíveis na ferramenta de análise Geofusion, deve-se atentar-se à contagem de público encaminhada pelo interessado.
    Contar quantas pessoas passam na calçada da loja, a contagem deve ser feita nos primeiros 10 minutos de cada hora.
    Exemplo:
    08h-08h10: 30 pessoas
    09h-09h10: 20 pessoas….
    E assim sucessivamente durante um dia inteiro no horário comercial. É interessante verificar se a contagem foi feita em um dia comum, para que não tenha distorções na contagem por conta de dias de pagamento, feriados ou dias com muita chuva, por exemplo.

Itens a serem solicitados para avaliação

  • Fotos do comércio ao redor;
  • Vídeo do entorno do ponto;
  • Planta baixa do imóvel;
  • Contagem de público

Histórico da análise

As análises iniciadas devem ser salvas no órbita, com as informações do ponto (endereço e os marcadores inseridos no mapa). O analista preenche o formulário do histórico de análise com: dados do empresário, dados básicos da análise (bandeira, tipo de loja, associado e fonte), oportunidades do ponto (situação, status e comentários).

Aprovação do ponto

Após aprovação do ponto, é enviado a análise realizada para o associado junto a ficha cadastral, para preenchimento e fechamento do negócio.

O associado tem até 7 dias para retornar com a ficha cadastral preenchida para que seja fechado o contrato.


Processos e instruções relacionadas

ID Nome Processo primário
IT-EXP-010 Importar base de dados no órbita PO-EXP-002
IT-EXP-011 Clusterização de uma base no órbita PO-EXP-002
IT-EXP-012 Criar, editar e excluir marcador no órbita PO-EXP-002

Histórico de versões

Versão O que foi alterado Resp. pela alteração
v2 Alteração da ferramenta utilizada para análise (Geofusion para radar-órbita) Debora Kranyak

Este artigo te ajudou?

Artigos Relacionados

Deixe um comentário para melhorar o artigo.