PO-COM-004 – Análise da árvore mercadológica

PO-COM-004 Instrução de Trabalho Data: 03/09/2021
Versão: v1
Empresa
Farmarcas
Frequência de utilização
Diário
Tempo de execução
1 dia
Elaborado por
Bruna Carmo
Revisado por
Jaqueline Romeira
Executado por
Cadastro

O que?

É um catálogo de base onde contém todos os produtos que tiveram vendas, baseadas no acode – Sell Out.

Através da árvore mercadológica, é possível chegar no detalhamento do produto para uma análise das categorias e conjuntos de produtos relacionados. Os produtos são classificados e agrupados através da Seção e dos Necs.

Seção– área da farmácia que o produto está inserido, exemplo, seção infantil, seção de medicamentos, seção Ortopédica e etc.

Necs – Subclassificação de medicamento e não medicamento

  • Classificação de produtos: Para produtos de Higiene, Beleza, Cuidados Pessoais e nutrição é utilizado a mesma lógica de classificação.

Setor Nec Aberto

Medicamentos 

MIP_Genérico: Medicamento isento de prescrição genérico
MIP_Trade: Medicamento isento de prescrição similar
MIP_Marca: Medicamento isento de prescrição propagado
RX_Promovido:  Medicamento tarjado propagado
RX_Genérico: Medicamento tarjado genérico
RX_Trade: Medicamento tarjado similar

Não Medicamentos

PEC – Personal Care; produtos para cuidados pessoais: Cabelos (shampoo, condicionadores, etc…) Oral Care (escovas, pastas enxaguatórios, etc…), possuem mais de 100 categorias
PAC –  Patient Care; produtos para cuidados do paciente: Tiras de Glicemia, fraldas geriátricas, meias de compressão, medidores de glicose, curativos, medidores (termômetro) , testes gravidez, Aids, etc…).
NTR –  Nutrição infantil, adulta e geriátrica, fibras, alimentos especiais (Sem Glúten, Sem Açucar, etc…) confeitos, etc..
OTC –  Categorias sem compostos farmacêuticos, ex: vitaminas (até 100% da dose diária recomendada), minerais, lagrimas artificiais, suplementos metabólicos.

Como?

  • A Equipe de BI é responsável pelo envio da base dos produtos novos para inserção no Acode e posteriormente para a área responsável pela Árvore Mercadológica.
  • Após o recebimento da base de inclusão, é iniciado a análise dos produtos e a classificação dos novos produtos de acordo com a sua finalidade.
  • A Análise é feita entre a base do acode e a árvore mercadológica para identificar e classificar os produtos de acordo com o relatório do IQVIA

Classificação dos Produtos

  • É realizada através de análises de produtos dentro do Acode, de acordo com a base do IQVIA. Caso o produto não seja identificado pela nomenclatura dentro das bases, é necessário realizar a pesquisa em uma página de busca na internet através do EAN.

  • Após a identificação do produto na base, é necessário classificá-lo de acordo com os Necs na base do IQVIA

Desenho do Processo

 


 

Processos e instruções relacionadas

ID Nome Processo primário

Histórico de revisões

VERSÃO ITEM

 

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