| PO-COM-009 | Procedimento Operacional | Data: 27/07/2021 Versão: v1 |
| Empresa Farmarcas |
Frequência de utilização Diário |
Cicle Time 15 dias úteis |
| Elaborado por Claudia Sayuri |
Revisado por Claudia Sayuri |
Executado por Relacionamento Comercial |
O que?
Ocorre quando um pedido é realizado no SIC e está com os valores ou percentual de desconto divergentes dos valores faturados na nota fiscal.
Por quê?
As possíveis causas que ocasionam a divergência, são:
– Erro interno de digitação da OL;
– Erro na inclusão de informação de soma no Comunicado emitido aos associados.
– Erro externo de cadastro da condição na distribuidora;
– Falha de comunicação ou ajuste inesperado por parte da indústria;
– Erro de PF (preço fábrica) ou sistêmico.
Como?
Seguir o processo abaixo e enviar para o e-mail da Analista da Jornada de Compras, a tabela de recalculo e as informações coletadas.
- Verificar o quanto é recorrente a divergência de desconto com o mesmo associado;
- Verificar se o pedido foi feito no SIC e se a condição comercial do SIC está correta, ver: (IT-COM-025- Como validar se o desconto do SIC está correto).
- Verificar se o valor de PF discriminado na nota fiscal com o ABCFarma (IT Como consultar o PMC e PF no ABCFarma);
- Para verificar quem é responsável pela divergência de desconto, é necessário identificar se o pedido foi trafegado pelo EDI da Indústria ( ex: Pharmalink, Fidelize) ou diretamente pelo Distribuidor, através do retorno SIC. A responsabilidade da divergência é direcionada ao receptor do pedido, com exceção nos casos de SOMA, onde o erro é sempre atribuído ao Distribuidor.
- Realizar o cálculo do valor do reembolso. (IT – COM-024 -Tabela de divergência de desconto)
- O processo de reembolso não tem uma definição pré estabelecida, será determinado de acordo com a negociação pontual entre a Analista e o parceiro. Podendo ser:
Reembolso via Farmarcas (Alelo)
Abatimento em boleto
Depósito
Bonificação
Crédito na próxima compra - Classificar o ticket de acordo com a indústria/distribuidor identificado.
- Consultar o andamento da tratativa através da planilha
- Consulta Status Divergência
Y:\Drives compartilhados\COM – Administração\02 – EQUIPE DE RELACIONAMENTO\01 JOBS
A definição dos status de cada tratativa:
A VENCER – O parceiro está dentro do prazo de 5 dias úteis para constatar o erro e nos posicionar da continuidade da resolução.
EM TRATATIVA – Foi constatada a divergência e o processo de reembolso está em andamento.
RESOLVIDO – Tratativa foi finalizada, a Analista posiciona o relacionamento sobre a forma de reembolso via planilha de consulta, e em casos pontuais via e-mail.
Prazo de envio para a Analista: 24 horas.
Prazo para retornar ao associado após recebimento do ticket: 2 dias úteis
A assistente seguirá o processo abaixo:
- Enviar a divergência de desconto no mesmo dia que recebeu. Se for uma divergência geral, vai centralizar para enviar.
- Buscar a causa da divergência e posicionar solução e prazo para todos.
- Se não houver prazo para solução, cobrar todos os dias os parceiros e posicionar os colegas.
- Verificar a recorrência de divergência no parceiro.
- O levantamento de prazo com os distribuidores será feito aos poucos, conforme ocorrências.
- Realizar fechamento trimestral das Ocorrências, para identificar as recorrências e morosidade nos retornos, a fim de dar visibilidade aos Gerentes de Contas, visando estabelecer melhoria no processo de resolução juntos aos parceiros.
Histórico de revisões
| VERSÃO | ITEM |
| – | – |
Processos e instruções relacionadas
| ID | Nome | Processo primário |
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