IT-EXP-001 – Entrevista com o interessado

IT-EXP-001 Instrução de Trabalho Data: 08/10/2020
Versão: v2
Empresa
Farmarcas
Frequência de utilização
Diário
Cicle Time
40 min
Elaborado por
Monique Silva
Revisado por
Mayara Monteiro
Executado por
Analistas

O quê?

A análise do perfil do empresário é a primeira etapa para a adesão de um novo associado as marcas das Farmarcas. Nessa primeira etapa é identificado através de um questionário e entrevista se o interessado está de acordo com os valores e propósitos da nossa empresa.

Por quê?

Essa etapa é essencial para iniciarmos o processo de adesão do novo associado realizando a entrevista com o empresário é possível identificar se o interessado possui recurso financeiro disponível e experiência no ramo farmacêutico.

É importante que o novo associado tenha uma experiência considerável para que assim possa caminhar junto a os pilares da Rede: Administrar com eficiência, Comprar bem, vender mais e aprender sempre.

O recurso financeiro é necessário para inaugurar a loja de forma saudável, por isso todo valor precisa já estar líquido ao empresário permitindo a comprovação desse capital, o que possibilitará o andamento do processo. A falta de recursos acarretará a dificuldade em seguir todas as solicitações como; a padronização, composição de mix adequada, saída de documentação, marketing, compra de suprimentos e prazos estabelecidos.

Onde?

A entrevista é realizada por videoconferência.

Quem?

A equipe de análises da área de expansão é responsável por realizar essa entrevista com o interessado em se associar a Farmarcas.

Como?

Após o recebimento do questionário de avaliação de perfil, lemos as respostas e ligamos para marcar essa conversa em um bom dia e horário para ambas as partes.

No dia da entrevista, abrimos uma pasta no servidor com o nome de numero do Lead no CRM referente a este interessado.

Caminho da pasta modelo: K:\Expansão\Estudos – Lojas\_Modelo de Pastas Padrão

Com o formulário – analise de viabilidade total, preenchemos os dados ali descritos com base nas respostas ao questionário e outras perguntas que fazemos a este interessado segundo o cronograma da análise de perfil.

Os critérios de reprovação pode ser know how, recursos financeiros insuficientes e ou filiação a redes fora da Febrafar ou franquias.

Importante!

É necessário entender qual é a rede que esse interessado está, e se há interesse em desfiliação.

    1. Recurso financeiro
      • Recurso necessário para abertura de loja nova
        • Ideal: a partir de R$ 500 mil
          Capital é próprio ou financiado?
        • Indicamos que seja por recursos próprios, porém se não houver outra hipótese, indicamos que tenha ao menos 70% de recursos próprios e apenas 30% financiado, isso evitará o comprometimento financeiro da sua loja, logo nos primeiros meses.
      • Recurso necessário para conversão de loja
        • Ideal: a partir de R$ 250 mil
          Capital é próprio ou financiado?

          • Indicamos que seja por recursos próprios, porém se não houver outra hipótese, indicamos que tenha ao menos 70% de recursos próprios e apenas 30% financiado, isso evitará o comprometimento financeiro da sua loja, logo nos primeiros meses.

          Hipótese: empresário tem até R$ 200 mil
          Analisa-se o ponto para verificar se há necessidade de troca de móveis e/ou adaptações drásticas na estrutura. Se houver, devemos informar o empresário que será necessário mais recurso financeiro. Caso não tenha mais recurso

      • Consulta Serasa: Com todos os sócios envolvidos, e entender quem são esses sócios e se tem lojas em alguma franquia a qual gere incompatibilidade com a nossa rede.Recebimento dos comprovantes de investimento, que pode ser por IR, comprovação de investimentos e ou apresentação de foto com saldo em banco.
    2. Experiência na área
      • A partir de 5 anos = considerada boa
      • Menos de 5 anos = analisar se um dos sócios tem boa experiência
    3. Reunião por telefone
      • Explicar as obrigações como empresário
      • Explicar as diretrizes da rede
      • Conversar sobre o que já conhece da rede
  • Viabilidade da cidade: para analisar a disponibilidade da cidade, se faz necessário consultar o manual das regras de expansão e o zoneamento das lojas existentes (vide manual).

Tamanho de lojas

  • Área de vendas
    • Área de vendas mínima para loja nova ou conversão 70m² de área de venda.

Histórico de versões

Versão O que foi alterado Resp. pela alteração

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