| IT-COM-020 | Instrução de Trabalho | Data: 12/02/2020 Versão: v1 |
|---|---|---|
| Empresa Farmarcas |
Frequência de utilização Diária |
Tempo de execução Não medido |
| Elaborado por Verônica Carvalho |
Revisado por Claudia Sayuri |
Responsável execução Comercial Jornada |
O quê?
O Relatório PCP é um relatório analítico da microrregião da loja com referências do comportamento do Mercado Farmacêutico nacional com base do IQVIA.
É gerado um relatório de medicamentos e um relatório de não medicamentos, segregados por classe terapêutica em medicamentos e segregado por NEC em não medicamentos.
Neles estão listados produtos e o valor agregado obtido nos últimos 12 meses referente ao mês anterior à análise, e é identificado a representatividade que cada produto possui na microrregião. Neste mesmo relatório é indicado quais produtos possuem negociação com a Farmarcas e quais PBM’s podem ter significância na área.
Portanto, esses relatórios oferecem um estudo da área da loja, com o objetivo de auxiliar na composição do mix de produtos.
Quando?
O relatório PCP deve ser enviado ao associado antes da loja inaugurar, no inicio do processo de montagem da loja. Para lojas já ativas, o relatório PCP é analisado e enviado pelo analista do Sucesso do Associado.
Como?
Acessar o IQVIA (https://wrs.solutions.iqvia.com/login.php)
Informa seu usuário e senha (caso não tenha login, solicitar ao seu gestor)
Clicar em “PCP – FARMARCAS” > “ABRIR”
A tela para gerar o relatório será exibida, nela será necessário “montar” como a planilha do relatório será gerada (Colunas, linhas, filtros e as métrias do relatório)
Clicar em “Atributos” > “Períodos” > e arrastar o item “MAT” para “colunas”
Arrastar para “linhas” > os itens: SETOR NEC ABERTO, EAN, PRODUTO, MARCA , LABORATÓRIO, NEC1, AREAS DA FARMÁCIA que estão dentro do “Produto”
Clicar em “Fatos” e arrastar o item “Real CPP” para “Métricas”
E por último, clicar em “GEOGRAFIA“, localizar o item “BRICK” e arrastar para “filtro”
Clicar em “PRODUTO” localizar “SETOR NEC ABERTO” e arrastar para “filtro”
Criar uma nova planilha salvando na pasta do servidor ANALISE_GERENCIAL\PCP – MIX DE PRODUTOS\PCP e localizar a pasta do BRICK da loja.
O BRICK da loja pode ser consultado no cadastro do Radar.
Abrir o relatório gerado e exportado para seu computador
No relatório extraído do IQVIA realizar as configurações:
Converter a coluna B em número
Nas colunas H e I digitar “valor agregado” em frente a palavra “MAT”
Produtos Descontinuados
Abrir a planilha “Produtos descontinuados” localizada no caminho ANALISE_GERENCIAL\PCP – MIX DE PRODUTOS
Fazer o PROCV no relatório gerado com a planilha dos produtos descontinuados, e excluir todas as linhas que aparecerem o número do EAN (conforme destaque amarelo da imagem abaixo)
Após excluir as linhas sinalizadas, excluir a coluna do PROCV feito (destacada em amarelo)
E calcular o subtotal da coluna H
Criar coluna com o nome ” % Representatividade ”
Dividir coluna I por valor subtotal
Passar valores encontrados para %, e classificar do maior para o menor
Após classificar de maior para menor, selecionar as linhas até que a soma mostre 80%
Essa porcentagem selecionada totaliza 80% dos produtos que tem maior giro da região do brick da loja. Sendo assim, é aconselhado que a loja foque na compra desses produtos para compor o seu estoque no momento das primeiras compras.
Condição comercial
As linhas que estiverem com o erro “#N/D” substituir para a palavra “Não”
Criar novas abas na planilha: NÃO_MEDICAMENTO_PEC, NAO_MEDICAMENTO_PAC, NAO_MEDICAMENTO_OTC, NAO_MEDICAMENTO_NTR
Legenda
NÃO MEDICAMENTOS:OTC: “Over the Counter” – Produtos não medicamentos com foco em
saúde – (ex.: Vitaminas, Minerais, lagrimas artificiais, Suplementos
metabólicos, etc…)
NTR: Nutricionais – Produtos não medicamentos com foco nutricional –
(ex.: Formulas infantis, papinhas, alimentos, etc…)
PEC: Personal Care – Produtos não medicamentos com foco em cuidados
pessoas – (ex.: Dermocosméticos, shampoos, desodorantes, sabonetes etc…)
PAC: Patient Care – Produtos não medicamentos com foco em cuidados ao paciente.
Orientações do relatório
Em relação a quantidade de industrias de não medicamentos no mercado temos limitações de parceria, apesar disso, os distribuidores podem atuar com um desconto melhor através do volume, principalmente os distribuidores parceiros. Por isso, para compor o mix de produtos de não medicamentos é importante que verifiquem primeiramente o canal de compras dos parceiros que estão disponíveis no radar conhecimento, e posteriormente centralizar pedidos para buscar a negociação de preço/prazo.
Para essa categoria não é indicado fazer a substituição de marca pensando em garantir maior lucro, é importante que tenha as marcas indicadas no relatório.
Como é parte do investimento para ter uma loja com o mix completo, orientamos que mantenha o estoque abastecido com atenção na variedade de produtos e não na quantidade. A quantidade de produtos para comprar será definida com o passar dos meses e a partir do Curva ABC do produto.
Quando se tratar de uma análise de loja em cidade pequena, pontuar quais cidades estão no brick analisado.











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