| IT-COM-011 | Instrução de Trabalho | Data: 04/02/2020 Versão: v1 |
|---|---|---|
| Empresa Farmarcas |
Frequência de utilização Diária |
Tempo de execução 45 min |
| Elaborado por Debora Kranyak / Verônica Carvalho |
Revisado por Claudia Sayuri |
Responsável execução Comercial Jornada |
O quê?
O Relatório PCP é um relatório analítico da microrregião da loja com referências do comportamento do Mercado Farmacêutico nacional com base do IQVIA.
É gerado um relatório de medicamentos e um relatório de não medicamentos, segregados por classe terapêutica em medicamentos e segregado por NEC em não medicamentos.
Neles estão listados produtos e o valor agregado obtido nos últimos 12 meses referente ao mês anterior à análise, e é identificado a representatividade que cada produto possui na microrregião. Neste mesmo relatório é indicado quais produtos possuem negociação com a Farmarcas e quais PBM’s podem ter significância na área.
Portanto, esses relatórios oferecem um estudo da área da loja, com o objetivo de auxiliar na composição do mix de produtos.
Quando?
O relatório PCP deve ser enviado ao associado antes da loja inaugurar, no inicio do processo de montagem da loja. Para lojas já ativas, o relatório PCP é analisado e enviado pelo analista do Sucesso do Associado.
Como?
Acessar o IQVIA (https://wrs.solutions.iqvia.com/login.php)
Informa seu usuário e senha (caso não tenha login, solicitar ao seu gestor)
Clicar em “PCP – FARMARCAS” > “ABRIR”
A tela para gerar o relatório será exibida, nela será necessário “montar” como a planilha do relatório será gerada (Colunas, linhas, filtros e as métrias do relatório)
Clicar em “Atributos” > “Períodos” > e arrastar o item “MAT” para “colunas”
Clicar “Produto” > Arrastar para “linhas” os itens: SETOR NEC ABERTO, EAN, PRODUTO, MOLÉCULA, LABORATÓRIO, CLASSE 1
Clicar “Métricas” > “Fatos” > Arrastar “Real CPP” para “métricas”
Clicar em “Geografia” > Arrastar “BRICK” para “filtros”
Clicar em “Produto” > Arrastar “SETOR NEC ABERTO” para “filtros”
Configuração do relatório

Abrir a planilha “Produtos descontinuados” localizada no caminho ANALISE_GERENCIAL\PCP – MIX DE PRODUTOS
Fazer o PROCV no relatório gerado com a planilha dos produtos descontinuados, e excluir todas as linhas que aparecerem o número do EAN (conforme destaque amarelo da imagem abaixo)
Após excluir as linhas sinalizadas, excluir a coluna do PROCV feito (destacada em amarelo)
E calcular o subtotal da coluna H
Criar coluna com o nome ” % Representatividade ”
Dividir coluna H por valor subtotal
Passar valores encontrados para %, e classificar do maior para o menor
Após classificar de maior para menor, selecionar as linhas até que a soma mostre 80%
Essa porcentagem selecionada totaliza 80% dos produtos que tem maior giro da região do brick da loja. Sendo assim, é aconselhado que a loja foque na compra desses produtos para compor o seu estoque no momento das primeiras compras.
PBM
Abrir a planilha 1. LISTA DE PRODUTOS PBM e localizada no servidor \COMERCIAL\05 – PBM\2020 , para indicar quais programas são significantes no brick

As linhas que estiverem com o erro “#N/D” substituir para a palavra “Não”
Criar novas abas na planilha: MIP_GENERICO, MIP_GENERICO, MIP_MARCA, MIP_TRADE, RX_GENERICO, RX_PROMOVIDO, RX_TRADE
Inserir em cada aba criada as informações que constam na coluna do relatório e pintar a soma de 80% (da mesma forma que foi feito com a % de representatividade)
Legenda
Adicionar legendas na primeira aba:
MIP_Genérico: Medicamento isento de prescrição genérico – (ex.: Dipirona / Paracetamol / Simeticona, etc…)
MIP_Trade: Medicamento Isento de Prescrição com foco no trade e que o desconto Preço Fábrica, preço de compra seja maior que 50% (ex: Multigrip / Doralgina / Expec, etc…)
MIP_Marca: Medicamento isento de prescrição promovido pelo fabricante e que o desconto Preço Fábrica, preço de compra seja menor que 50% (ex.: Dorflex / Neosaldina / Benegrip, etc…)
RX_Promovido: Medicamento tarjado promovido que o desconto entre Preço Fábrica, preço de compra seja menor que 50% (ex.: Gilfage / Galvus / Cialis, etc…)
RX_Genérico: Medicamento tarjado genérico (ex.: Sinvastatina / Losartana / Omeprazol, etc…)
RX_Trade: Medicamento tarjado com foco no trade que o desconto Preço Fábrica, preço de compra seja maior que 50% (ex.: Torsilax / Loseprel / Infralax, etc…)
Orientações do relatório
Neste relatório contém diversos não parceiros. É importante uma análise minuciosa para identificar quais moléculas podem ser substituídas por parceiros. Em casos de moléculas exclusivas de um laboratório não parceiro sugerimos incluir no mix de produtos, entretanto, atentar-se a margem de lucro, possivelmente não será um produto de cestão ou de encarte promocional.
A adaptação do estoque e do mix de produtos para uma loja nova é inevitável, sugerimos 3 meses pelo menos para avaliar a curva ABC dos produtos, ajustando a quantidade a comprar em relação a curva do produto. Para após a inauguração é indicamos que reabasteça seu estoque, sempre olhando a demanda dos seus 3 últimos relatórios de venda, juntamente com as informações PCP, assim sua gestão de Curva ABC será mais equilibrada.
São indicados os produtos de PBM, contudo, podemos considerar quais programas possuem demanda na região.
Como é parte do investimento para ter uma loja com o mix completo, orientamos que mantenha o estoque abastecido com atenção na variedade de produtos e não na quantidade. A quantidade de produtos para comprar será definida com o passar dos meses e a partir do Curva ABC do produto.
Quando se tratar de uma análise de loja em cidade pequena, pontuar quais cidades estão no brick analisado.
Processos e instruções relacionadas
| ID | Nome | Processo primário |
| PO-COM-007 | Boas vindas jornada comercial | PO-COM-007 |
Histórico de revisões
| ID | ITEM |
| – | – |














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