IT-COM-013 – Manutenção de Produtos

IT-COM-013 Instrução de Trabalho Data: 08/09/2021
Versão: v1
Empresa
Farmarcas
Frequência de utilização
Diário
Tempo de execução
Elaborado por
Bruna Carmo
Revisado por
Suelaine
Executado por
Cadastro

O que?

É a atualização dos produtos na base do Plugpharma para que os associados possam dar entrada nos produtos com as informações corretas.

Como?

Acesse o Plugpharma com login e senha

1° Etapa

Inativação de Produtos

É a limpeza dos produtos que não precisam ser cadastrados no sistema

Clique em “alteração em lote”

  • Clique na aba “inativar produtos em lote”
  • Colocar a data do dia anterior a manutenção
  • Selecione a opção -Inativar produtos cadastrados automaticamente?
  • Em Inativar produtos com status? Selecione a opção Aguardando Revisão

2° Etapa

Revisão de Produtos

Clicar no menu “Cadastro”

Ir na aba “Produto”

  1. Produto
  2. Data de Cadastro (Data anterior ao dia da revisão)
  3. Alterar o Status do Cadastro para “Aguardando Revisão”
  4. Pesquisar

Para abrir a lista com os produtos que estão aguardando a revisão, clique no lápis do lado direito da tela

  • Revisar a tela com as informações que o associado cadastrou
  • Para pesquisar o código de barras de medicamentos, pesquisar na ABCfarma e Anvisa
  • Para pesquisar o código de barras de perfumaria, pesquisar na internet

Ao localizar o produto

  • Fazer o cadastro conforme dados encontrados na internet – em sites confiáveis
  • Revisar os seguintes campos: “Nome”, “Apresentação”, “Fabricante”, “Marca”, “Tipo produto”, “Grupo principal” e “NCM”. Quando houver necessidade, revisar também os campos “Qtde. Apres.”, “Unidade de medida” e Fração
  • Alterar o campo “Lista” para: Outros
  • Verificar se o campo “Status do produto via GS1” está: Não enviar para GS1
  • Tipo e Grupo localizá-los na Planilha Categoria
  • NCM uto ( Fiscal)* Não é por região, é único para o Brasil todo. Pegar na planilha – Base Revisados Atualizada, quando não tem na planilha, a busca é feita no site da Receita Federal.
  • Verificar na aba “Preços” se o campo “Preço controlado” está selecionado, caso esteja é necessário remover a seleção.
  • Altera o status para – Revisado
  • Salvar

Para os medicamentos sem informações, solicitar ao Gerente de Contas para que solicitem à indústria. Para perfumaria caso não seja localizado na internet, informar no sistema  Não será revisado.

 

Para saber qual o grupo e o tipo de produto, acessar a planilha CATEGORIAS 

Para os produtos não encontrados na internet, revisar apenas os seguintes campos:

– Alterar o “Fabricante” para a opção “Outros – Revisado

– Revisar os campos “Tipo produto” e “Grupo principal”

– Alterar a “Lista” para a opção Outros

– Conferir se o campo “Status do produto via GS1” está como Não enviar para GS1

  • preencher o tipo e o grupo de acordo com a categoria do Produto
  • status do produto – não será revisado
  • Salvar

 Opção para pegar os produtos a serem revisados:

Ao invés de Revisar os produtos pelo próprio Plugpharma, é possível gerar uma Base com os produtos que estão Aguardando Revisão.

No Menu, clique em Cadastros, Produto e em seguida Exportar

Preencha os campos:

  1. Data de cadastro: a data que você irá revisar
  2. Status do cadastro: Aguardando revisão

Clique em Exportar

Automaticamente será gerada uma planilha no Excel com esses produtos a serem revisados, portanto é só abri-la e pegar EAN por EAN para ser Revisado no Plugpharma:

 

Revisar os produtos da mesma forma.

Desenho do Processo


Processos e instruções relacionadas

ID Nome Processo primário
IT-COM-013 Manutenção de Produtos IT-COM-013

Histórico de revisões

VERSÃO ITEM

 

 

 

 

Este artigo te ajudou?

Deixe um comentário para melhorar o artigo.