IT-SUC-025 – Análise de vendas PAI

IT-SUC-025 Procedimento Operacional Data: 16/10/2020
Versão: v1
Empresa
Farmarcas
Frequência de utilização
Diário
Tempo de execução
20 min
Elaborado por Revisado por
Responsável execução
Anjos

O que?

O anjo deve validar o preenchimento do PAI e realizar as análises de dados, dentre esses dados deve ser analisado as vendas.

Como?

Acessar o PAI paifebrafar.com.br

Informar login e senha, clicar em “Entrar

Acessar o menu “Avaliação

Filtros

Loja: Buscar pelo CNPJ ou Razão social e clicar em “Aplicar filtros

Clicar em “Último

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As informações serão carregadas

Selecionar o período [Período inicial: Mês anterior / Período final: 1 ano atrás]

Exemplo: Setembro/2020 à Setembro/2019

Vendas

Vendas Boas (Acima de R$150.000,00)

  • Análise do PAI;
  • Averiguar se o associado utiliza os sistemas de apoio (Confear, Consil e etc);
  • Enviar cartilha de boas práticas de gestão (Cartilha para os balconistas);
  • Acompanhar os resultados da loja;
  • Analisar o resultado líquido;

 Quedas nas Vendas

Ambiente Interno

1º Problema: Mix/Estoque baixo

Solução: Pesquisa de mercado, gerenciar a curva ABC e aumentar SKUs;

2º Problema: Funcionários desmotivados/desqualificados;

Solução: Investir em treinamentos, remuneração, comissão, campanhas, feedback e plano de carreira;

3º Problema: Problemas pessoais;

Solução: Capacitar alguém para substituí-lo quando necessário, compreender a situação e ajudar o associado;

4ºProblema: Má gestão;

Solução: Sugerir o PDL e/ou reciclagem, mostrar os cases de sucesso, analisar os indicadores junto ao associado, indicar que o associado comece a delegar funções, mostrar a importância do uso das ferramentas da rede, investir em ferramentas operacionais, realizar o mapeamento dos processos, acompanhar as atividades dos funcionários, estabelecer metas e procurar ouvir as sugestões do público interno (funcionários);

5ºProblema: Gestão de tempo e organização;

Solução: Delegar/departamentalizar, traçar prioridades e completar uma tarefa antes de ir para a próxima;

6ºProblema: Endividamento;

Solução: Implantar o sistema financeiro avançado (BIG, Soft, Trier), projeção de despesas, não deixar de pagar os fornecedores e analisar gastos;

7ºProblema: Layout antigo ou má conservação;

Solução: Reformar (Consultar o analista);

 

Ambiente Externo

1ºProblema: Concorrência;

Solução: Realizar pesquisa de mercado, aumentar a divulgação, estudar a estratégia de preço e cartão fidelidade (caso necessário, consultar o analista);

2ºProblema: Sazonalidades;

Solução: Planejar/protelar para o período sazonal, cativar os clientes, venda agregada, criar campanhas de divulgação (cupons) e programar estoque;

3ºProblema: Falta de divulgação;

Solução: Encartes, ações (interna e externa) e campanhas (Dia do Genérico);

4ºProblema: Problemas econômicos locais;

Solução: Enxugar as despesas, trabalhar a comunicação nas cidades vizinhas e mudar de ponto (Consultar o analista);

5ºProblema: Problemas da natureza;

Solução: Apoiar as causas ambientais da cidade.

 

1.3 Faturamento Baixo: Abaixo de R$70.000,00

Ambiente Interno

1ºProblema: Empresário conservador;

Solução: PDL, reciclagem, mostrar estratégias da rede e cases de sucesso;

2ºProblema: Falta de capital;

Solução: Encontrar parcerias com sócios ou empréstimos;

3ºProblema: Mix/estoque baixo;

Solução: Pesquisa de mercado, gerenciar a curva ABC e aumentar SKUs;

4ºProblema: Falta de know-how no ramo;

Solução: PDL, gerente experiente e treinamentos.

Ambiente Externo

Problema: Cidade pequena/bairro;

Solução: Ações de marketing, gerar fluxo próximo do ponto e distribuir encartes em toda a cidade;

2ºProblema: Ponto ruim;

Solução: Ações mais competitivas e, em último caso, sugerir a mudança de ponto (consultar o analista).


 

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