PO-SUC-034 – Análise de Testeiras – Dermocosméticos

PO-SUC-034 Processo de Trabalho Data: 22/05/2021
Versão: v1
Empresa
Farmarcas
Frequência de utilização
Diário
Cicle Time
Não medido
Elaborado por 
Leo Zidoi
Revisado por
Stefanye Abdalla
Executado por
Sucesso do Associado

O que?

O estudo visa fornecer uma análise detalhada da relevância das marcas de Dermocosméticos no mercado.

Por que é feito?

Para identificar as marcas de maior relevância no mercado da loja em questão.

Importante: A prioridade é que o associado siga a ordem das testeiras conforme o planograma de Dermocosméticos, uma vez que já foi realizado o estudo a nível nacional das marcas mais relevantes, reforçando a nossa parceria com a L’Oreal.

Onde é feito?

Solicitação do associado via ticket.

O processo é realizado com os dados extraídos pelo Bússola IQVIA e apresentados em uma tabela dinâmica (no excel).

Quem executa?

Analista do Sucesso do Associado.

Quando?

Caso o associado não queira seguir o planograma e veja a necessidade de trocar alguma marca a partir do 6° módulo (até o 5° módulo é obrigatório seguir a ordem do estudo), faremos uma análise.

Como?

Acessar o Bússola IQVIA – Brick selecionando dentro do campo “Áreas da Farmácia” a categoria Dermocosméticos, e depois no campo “Dermocosméticos”, selecionar as opções “Corpo” e “Rosto”.

Extraia o relatório e recalcule a Curva ABC por valor, adicionando as colunas de Representatividade, Acumulado e Curva ABC Valor. Utilize a fórmula a seguir na última coluna:

=SE([@Acumulado]<50%;”A”;SE([@Acumulado]<90%;”B”;SE([@Acumulado]<100%;”C”;”C”)))

Posteriormente, insira uma tabela dinâmica com os Laboratórios (em Linhas), Mat Atual Brick CPP (no Campo de Valores) e a Curva ABC Valor (em Filtros). Ordene a coluna Soma de Mat Atual Brick CPP do maior para o menor, filtrando apenas os resultados da Curva A.

Para uma análise mais assertiva, substituir o laboratório GALDERMA por CETAPHIL.

Segue um exemplo de como deverá ser apresentada a análise ao associado.

Temos 16 testeiras disponíveis, segue a listagem:

La Roche-Posay;
Vichy;
Mantecorp;
Avène;
Darrow;
Cerave;
Cetaphil;
Bioderma;
Neutrogena;
L’Oreal;
Nivea;
Cicatricure;
Garnier;
Asepxia;
Multimarcas.

Obs.: Considerar a possibilidade de substituir um módulo do dermocosméticos para alocar produtos de maquiagem, desde que a loja possua no mínimo 7 módulos.

Link do Radar – Planograma:

https://radar.farmarcas.com.br/marketing/planograma

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