PO-SUC-040 – Análise de Rede

PO-SUC-040 Processo de Trabalho Data: 15/08/2024
Versão: v1
Empresa
Farmarcas
Frequência de utilização
Diário
Cicle Time
10 minutos
Elaborado por 
Mariane Santos, Fabiolla Moraes, Larissa Domingos, Vinicius Rodrigues e Rodrigo Cirino
Revisado por
Anjos Analistas
Executado por
Sucesso do Associado

O quê?

São análises de indicadores internos com visões estratégicas e mercadológicas, focando na evolução e no crescimento das redes administradas e próprias.

Por quê?

É realizado com o intuito de melhorar a performance de maneira coletiva e aprimorar as ferramentas utilizadas em nossas redes.

Onde?

São realizadas online, presencialmente no escritório Farmarcas ou em loco.

Quem?

A condução do processo é efetuada pelo analista do Sucesso do Associado, podendo outros departamentos participarem, conforme necessidade. O Analista da rede é responsável pelo acompanhamento de todo o processo desde o agendamento até o envio do material.

Quando?

Realizada trimestralmente nos seguintes meses:

  1. Janeiro: dados anuais – Fechamento do ano anterior;
  2. Abril: dados de Janeiro, Fevereiro e Março;
  3. Julho: dados de Abril, Maio e Junho;
  4. Outubro: dados de Julho, Agosto e Setembro.

Observação: A data de realização deverá ser alinhada previamente com a diretoria das redes.

Como?

Para elaboração da Análise de rede, siga os passos abaixo:

1. Slide 10: Pauta da reunião

a.  Incluir a pauta da reunião + tempo estimado

2. Slide 11: Como Estamos

a. Incluir o número de cidades em que a rede em questão está;

b. Incluir o número de lojas que a rede tem;

c. Incluir a quantidade de grupos econômicos que consta na rede.

3. Slide13: Comparativo de Crescimento

a. Para incluir as informações da Farmarcas X Concorrentes, vá ao Radar e clique em Relatórios > Farmarcas X Concorrentes (IQVIA).

Selecione os filtros: Métrica: Real CPP > Período: MAT

Tire um print da tela e cole no 3º Slide.

4. Slide 14: Crescimento Rede X Concorrentes

a. Para incluir as informações da Rede X Concorrentes, vá ao Radar e clique em Relatórios > Farmarcas X Concorrentes (IQVIA) > e clique na aba Rede X Concorrente.

b. Selecione os filtros: Métrica: Real CPP > Período: selecione o período desejado > Bandeira: selecione a bandeira desejada.

Tire um print da tela e cole no 4º Slide.

5. Slide 15: Áreas da Farmácia

a. Neste slide deverá conter as áreas da Farmácia do IQVIA.

i. Para isso, acesse o IQVIA ;

ii. Abra o PCP Farmarcas;

iii. Em filtros adicione: “Áreas trabalhadas” e “Brick”;

iv. Em Colunas adicione: “MAT” e “Bandeira”

v. Em Linhas adicione: “Áreas da Farmácia”

vi. Em Métricas adicione: “Real CPP”

OBS: Vale ressaltar que os dados informados acima, são apenas uma base, e cada analista pode ir inserindo conforme a necessidade.

6. Slide 17 e 18 : Produtos de Maior Relevância

a. Inclua 10 produtos de cada categoria. Para extrair esses produtos, siga os passos abaixo:

i. No bussola UTC, clique em UTC x Loja;

ii. Selecione a Rede desejada;

iii. Clique em Exportar os dados da planilha.

iv. Ao abrir a planilha faça o processo de elaboração do bússola normalmente e assim inclua as categorias conforme consta na no 6º e 7º Slide.

7. Slide 20: Crescimento B.I

a. Neste slide deverá conter as informações de vendas dos períodos MAT, YTD, TRI e Mês, tanto da rede, quanto das lojas Farmarcas do estado.

i. Visão Rede:

  1. Acesse o Radar;
  2. Clique em Relatórios;
  3. Vendas Plugpharma;
  4. Altere para visão “Analítico”.
  5. Filtrar a rede desejada e conforme for selecionando os períodos, tire um recorte da tela para colar na apresentação;

ii. Lojas Farmarcas – Estado

  1. Acesse o Radar;
  2. Clique em Relatórios;
  3. Vendas Plugpharma;
  4. Altere para visão “Analítico”.
  5. Em “Filtros” selecione as seguintes opções;

a. Estado: selecione o estado onde as lojas da rede em questão estão localizadas;

b. Loja Madura/Nova: selecione apenas lojas maduras;

c. Status: Lojas Ativas;

d. Rede tipo: Selecione o perfil em que quer ser comparado, se convencional ou popular;

e.  Rede: Selecione todas as redes, exceto a rede a ser comparada (caso queira visão concorrentes, se quiser visão de mercado pode incluir a rede analisada no filtro).

6. Após selecionar os filtros citados acima, conforme for alterando o período, tire um print da tela para colar no slide conforme abaixo:

8. Slide 21: Faturamento Líquido

a. Neste slide deverá conter o comparativo de acordo com o período a ser analisado, seja TRI ou MAT e o comparativo do mês.

i. Para incluir essas informações acesse a GUT Sucesso do Associado e siga os passos abaixo:

  1. Clique em Gráficos Comparativos;
  2. Em filtros, selecione a bandeira desejada e o período que deverá ser apresentado;
  3. Agora tire um print do comparativo TRI e Mês e cole na apresentação.

9. Slide 22: Classe de Faturamento:

a. Para este slide, acesse a GUT para saber a classe das lojas da rede e quando já tiver estas informações volte para o slide e altere o gráfico.

i. Clique com botão direito do mouse em cima do gráfico e clique em “Editar dados”

10. Slide 24: Desempenho LGPD e PED

a. Usar base de gráficos para lançar os dados de Venda Total e Venda PEC

b. Print dos gráficos e inserir

c. Inserir total de clientes, termos aceitos e representatividade em %

11. Slide 25: Desempenho PBM

a. Usando as informações do B.I. no Radar, incluir por G.E. as informações de Venda PBM, % Dentro, % Fora e Oportunidade (usando como parâmetro os 70% por dentro que é considerado “OK”)

b. Na lateral esquerda incluir o faturamento total das lojas analisadas, % de PBM por dentro e % de PBM por fora

12. Slide 26: Venda Delivery

a. Usar base de gráficos para lançar as informações no layout da tabela para o slide

b. Usando como base os dados do B.I. no Radar, inserir o G.E., o Faturamento líquido, Faturamento Delivery e Representatividade

c. Na lateral esquerda inserir o Faturamento das lojas com Delivery (TRI analisado), Faturamento total de delivery dessas mesmas lojas e a representatividade em %

13. Slide 27: Radar Capacitação

a. Incluir nº de G.E.s e nº de Lojas

i. Com base no relatório de engajamento fornecido pela Capacitação (contato Liberato)

ii. Inserir por G.E., nº de acessos e cursos finalizados (base de engajamento contém todas as informações)

14. Slide 29 em diante: Dicas Farmarcas

a. Live do Edison, inserir a quantidade de G.E.s que assistiram e incluir a % de ausência nas lives do TRI analisado

i. Relatório de engajamento fornecido pela coordenação

Arquivos anexados

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