| PO-SUC-040 | Processo de Trabalho | Data: 15/08/2024 Versão: v1 |
|---|---|---|
| Empresa Farmarcas |
Frequência de utilização Diário |
Cicle Time 10 minutos |
| Elaborado por Mariane Santos, Fabiolla Moraes, Larissa Domingos, Vinicius Rodrigues e Rodrigo Cirino |
Revisado por Anjos Analistas |
Executado por Sucesso do Associado |
O quê?
São análises de indicadores internos com visões estratégicas e mercadológicas, focando na evolução e no crescimento das redes administradas e próprias.
Por quê?
É realizado com o intuito de melhorar a performance de maneira coletiva e aprimorar as ferramentas utilizadas em nossas redes.
Onde?
São realizadas online, presencialmente no escritório Farmarcas ou em loco.
Quem?
A condução do processo é efetuada pelo analista do Sucesso do Associado, podendo outros departamentos participarem, conforme necessidade. O Analista da rede é responsável pelo acompanhamento de todo o processo desde o agendamento até o envio do material.
Quando?
Realizada trimestralmente nos seguintes meses:
- Janeiro: dados anuais – Fechamento do ano anterior;
- Abril: dados de Janeiro, Fevereiro e Março;
- Julho: dados de Abril, Maio e Junho;
- Outubro: dados de Julho, Agosto e Setembro.
Observação: A data de realização deverá ser alinhada previamente com a diretoria das redes.
Como?
Para elaboração da Análise de rede, siga os passos abaixo:
1. Slide 10: Pauta da reunião
a. Incluir a pauta da reunião + tempo estimado
2. Slide 11: Como Estamos
a. Incluir o número de cidades em que a rede em questão está;
b. Incluir o número de lojas que a rede tem;
c. Incluir a quantidade de grupos econômicos que consta na rede.
3. Slide13: Comparativo de Crescimento
a. Para incluir as informações da Farmarcas X Concorrentes, vá ao Radar e clique em Relatórios > Farmarcas X Concorrentes (IQVIA).
Selecione os filtros: Métrica: Real CPP > Período: MAT
Tire um print da tela e cole no 3º Slide.
4. Slide 14: Crescimento Rede X Concorrentes
a. Para incluir as informações da Rede X Concorrentes, vá ao Radar e clique em Relatórios > Farmarcas X Concorrentes (IQVIA) > e clique na aba Rede X Concorrente.
b. Selecione os filtros: Métrica: Real CPP > Período: selecione o período desejado > Bandeira: selecione a bandeira desejada.
Tire um print da tela e cole no 4º Slide.
5. Slide 15: Áreas da Farmácia
a. Neste slide deverá conter as áreas da Farmácia do IQVIA.
i. Para isso, acesse o IQVIA ;
ii. Abra o PCP Farmarcas;
iii. Em filtros adicione: “Áreas trabalhadas” e “Brick”;
iv. Em Colunas adicione: “MAT” e “Bandeira”
v. Em Linhas adicione: “Áreas da Farmácia”
vi. Em Métricas adicione: “Real CPP”
OBS: Vale ressaltar que os dados informados acima, são apenas uma base, e cada analista pode ir inserindo conforme a necessidade.
6. Slide 17 e 18 : Produtos de Maior Relevância
a. Inclua 10 produtos de cada categoria. Para extrair esses produtos, siga os passos abaixo:
i. No bussola UTC, clique em UTC x Loja;
ii. Selecione a Rede desejada;
iii. Clique em Exportar os dados da planilha.
iv. Ao abrir a planilha faça o processo de elaboração do bússola normalmente e assim inclua as categorias conforme consta na no 6º e 7º Slide.
7. Slide 20: Crescimento B.I
a. Neste slide deverá conter as informações de vendas dos períodos MAT, YTD, TRI e Mês, tanto da rede, quanto das lojas Farmarcas do estado.
i. Visão Rede:
- Acesse o Radar;
- Clique em Relatórios;
- Vendas Plugpharma;
- Altere para visão “Analítico”.
- Filtrar a rede desejada e conforme for selecionando os períodos, tire um recorte da tela para colar na apresentação;
ii. Lojas Farmarcas – Estado
- Acesse o Radar;
- Clique em Relatórios;
- Vendas Plugpharma;
- Altere para visão “Analítico”.
- Em “Filtros” selecione as seguintes opções;
a. Estado: selecione o estado onde as lojas da rede em questão estão localizadas;
b. Loja Madura/Nova: selecione apenas lojas maduras;
c. Status: Lojas Ativas;
d. Rede tipo: Selecione o perfil em que quer ser comparado, se convencional ou popular;
e. Rede: Selecione todas as redes, exceto a rede a ser comparada (caso queira visão concorrentes, se quiser visão de mercado pode incluir a rede analisada no filtro).
6. Após selecionar os filtros citados acima, conforme for alterando o período, tire um print da tela para colar no slide conforme abaixo:

8. Slide 21: Faturamento Líquido
a. Neste slide deverá conter o comparativo de acordo com o período a ser analisado, seja TRI ou MAT e o comparativo do mês.
i. Para incluir essas informações acesse a GUT Sucesso do Associado e siga os passos abaixo:
- Clique em Gráficos Comparativos;
- Em filtros, selecione a bandeira desejada e o período que deverá ser apresentado;
- Agora tire um print do comparativo TRI e Mês e cole na apresentação.
9. Slide 22: Classe de Faturamento:
a. Para este slide, acesse a GUT para saber a classe das lojas da rede e quando já tiver estas informações volte para o slide e altere o gráfico.
i. Clique com botão direito do mouse em cima do gráfico e clique em “Editar dados”
10. Slide 24: Desempenho LGPD e PED
a. Usar base de gráficos para lançar os dados de Venda Total e Venda PEC
b. Print dos gráficos e inserir
c. Inserir total de clientes, termos aceitos e representatividade em %
11. Slide 25: Desempenho PBM
a. Usando as informações do B.I. no Radar, incluir por G.E. as informações de Venda PBM, % Dentro, % Fora e Oportunidade (usando como parâmetro os 70% por dentro que é considerado “OK”)
b. Na lateral esquerda incluir o faturamento total das lojas analisadas, % de PBM por dentro e % de PBM por fora
12. Slide 26: Venda Delivery
a. Usar base de gráficos para lançar as informações no layout da tabela para o slide
b. Usando como base os dados do B.I. no Radar, inserir o G.E., o Faturamento líquido, Faturamento Delivery e Representatividade
c. Na lateral esquerda inserir o Faturamento das lojas com Delivery (TRI analisado), Faturamento total de delivery dessas mesmas lojas e a representatividade em %
13. Slide 27: Radar Capacitação
a. Incluir nº de G.E.s e nº de Lojas
i. Com base no relatório de engajamento fornecido pela Capacitação (contato Liberato)
ii. Inserir por G.E., nº de acessos e cursos finalizados (base de engajamento contém todas as informações)
14. Slide 29 em diante: Dicas Farmarcas
a. Live do Edison, inserir a quantidade de G.E.s que assistiram e incluir a % de ausência nas lives do TRI analisado
i. Relatório de engajamento fornecido pela coordenação
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