Processo de Validação dos Indicadores Distorcidos – PAI

IT-SUC-032 Processo de Validação Indicadores Distorcidos PAI Data: 20/10/2025
Versão: v2
Empresa
Farmarcas
Frequência de utilização
Diário
Cicle Time
5 min
Elaborado por 
Ana Maria
Revisado por
Blenda Lima
Executado por
Assistente administrativo (Anjo)

 

O quê?

A validação dos indicadores distorcidos é o processo de conferência dos dados inseridos pelos associados no PAI (Painel de Aferição de Indicadores). Após o prazo de lançamento, é realizada a análise no Power BI de Distorcidos PAI, identificando variações (altas ou baixas) que possam indicar inconsistências.

A solicitação é realizada quando algum indicador está distorcendo a média da loja no período de 6 meses, cada indicador possui um parâmetro.

Por que fazemos?

A validação garante que os dados lançados no PAI estejam corretos, evitando distorções na média dos indicadores da rede. O dado incorreto pode impactar diretamente o desempenho consolidado, prejudicando a análise e a tomada de decisões estratégicas.

Onde é feito?

A verificação dos indicadores é realizada na própria ferramenta PAI Febrafar (https://pai.febrafar.com.br/), a validação dos distorcidos é realizada após o prazo de lançamento sempre no dia 10 de cada mês, com base no BI Distorcidos PAI na guia Feedback distorcidos

Quem é responsável?

O Anjo é responsável pela loja que está sendo validada.

Como fazer?

Após o dia 10 (prazo final de lançamento do relatório referente ao mês anterior), o Anjo deve:

  1. Acessar o BI Distorcidos PAI e identificar variações significativas nos indicadores.
  2. Enviar feedback ao associado pelo canal de comunicação mais adequado.
  3. Formalizar a tratativa por e-mail, com cópia ao coordenador e analista da loja para ciência.

Caso seja detectado erro no dado lançado, deve-se estipular uma data para correção.

Se o dado estiver correto, é necessário compreender o contexto e registrar a justificativa — que também será pontuada na follow do Anjo.

Definição da tratativa:

Se houver erro: Solicitar ajuste e registrar na follow a situação: Na coluna T, ‘Feedback enviado’ registre como ‘SIM’;

Se estiver correto: Registrar na planilha que o dado está ‘Correto’, incluindo no campo de observação a explicação do contexto.

Sempre mantenha o acompanhamento a fim de garantir que todas as pendências sejam resolvidas até o prazo estipulado com o associado.

Envolvidos no processo:

  • Anjo – Responsável pela validação;
  • Analista – Apoio e verificação das tratativas;
  • Associado – Como ponto de contato da loja;
  • Coordenador – Ciências das tratativas.

Fluxograma

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