| PO-COM-007 | Procedimento Operacional | Data: 02/10/2019 Versão: v1 |
|---|---|---|
| Empresa Farmarcas |
Frequência de utilização Diário |
Cicle Time |
| Elaborado por Debora Kranyak |
Revisado por Emely |
Executado por Jornada – Comercial |
O que?
A boas vindas do comercial é a apresentação via vídeos e contatos constantes com o associado para introduzi-lo aos nossos processos internos de compra. Além do posicionamento sobre o andamento dos cadastros da loja nas indústrias e parceiros.
Essa etapa da Jornada do Associado inicia-se com a abertura de uma tarefa feita pela Expansão dentro do processo Integração do associado.
Como?
O núcleo de Jornada do Comercial recebe a tarefa aberta pelo núcleo de operações de Expansão.
A primeira etapa a ser realizada é cadastrar a nova loja na planilha de follow up.
![]() |
Informação fundamental | Acompanhar a planilha follow up o andamento do cadastro nas indústrias e parceiros e em todos os contatos realizados com a loja, deve ser posicionado o associado o status dos cadastros. |
|---|
1º Contato – Boas vindas e vídeo Jornada do novo associado
Enviar o e-mail de boas vindas, incluir nos grupos de ofertas do WhatsApp, e enviar o e-mail com o vídeo “Jornada do novo associado“.
Modelo de e-mail de Boas Vindas:
Caminho do Servidor: B:\03 – JORNADA NOVO ASSOCIADO\Carta de apresentação lojas novas
Entrar em contato com o associado e confirmar contato do comprador da loja. E em seguida cadastra-lo no ambiente de cadastro da loja no Radar.
2º Contato – Orientações de Mix de Produtos
Enviar e-mail com os materiais:
Os materiais são salvos na rede de forma atualizada, caso não consiga localizar o mais atual, deve ser gerado um relatório mais recente para enviar ao associado.
Relatório Brick: K:\PCP – MIX DE PRODUTOS\PCP
Parceiros por UF: B:\03 – JORNADA NOVO ASSOCIADO\Parceiros por UF – Envio Associados\2019 – PDF
Manual Cestão: B:\03 – JORNADA NOVO ASSOCIADO\PEDIDO INICIAL
Sugestão de Cestão por UF: K:\ANALISTAS\Ferramentas\Cestão\Sugestão de cestão 2019\Cestões Gerados
Curva ABC: É a curva ABC do mix de produtos das lojas do estado. Esse arquivo é uma forma de enxergar quais produtos que possuem giro e precisam comprar em maior e/ou menor quantidade.
B:\03 – JORNADA NOVO ASSOCIADO\CURVA ABC MIX DE PRODUTOS
Sugestão de Mix de Produtos individuais das industrias: É fomentando com o conteúdo do Radar Conhecimento.
Produtos exclusivos Farmarcas: Fomenta com o conteúdo do Radar Conhecimento
3º Contato – Treinamentos
Enviar os e-mails com os treinamentos:
- Treinamento do sistema SIC
- Enviar artigo dos parceiros Farmarcas do Radar Conhecimento
- Processos de Compras de Não Medicamento
- PBM
- Ferramentas de Cotação
Entrar em contato com associado e agendar um treinamento personalizado sobre os materiais enviados no e-mail anterior.
4º Contato – PBM, Super Clube Colgate, Acompanhamento dos Pedidos Comerciais da Loja e Comunicação de Ofertas Pontuais.
- Enviar o e-mail sobre o Super Clube Colgate para o Associado, após o cadastro da Colgate.
- Envio de e-mails de ofertas Pontuais para lojas novas
- Acompanhamento de Pedidos nos produtos do Comercial (Fomentar os produtos do comercial, acompanhar positivação e coletar feedback de quem não está positivando.)
- PBM – Acompanhamento, verificar se existe algum problema com o Provedor e validar os cadastros.
- Validar o conhecimento do comprador sobre os processos do comercial.
5º Contato – Validação de conteúdo
O 5º contato tem como objetivo direcionar o Associado a Comprar Bem, informando através de um acompanhamento do acode, quando é identificado que estão comprando abaixo das condições Farmarcas. Nesse momento é validado todo o conhecimento que o associado tem sobre os vídeos e materiais enviados e validar sobre canais de compras, como está comprando e caso tenha comprado produtos por outros canais, questionar o motivo.
Aguardar inauguração de loja e encerrar a tarefa.
![]() |
Informação de atenção | Em casos de insucesso no contato, formalizar por e-mail a tentativa, sugerir nova data e horário e posicionar sobre status dos cadastros nas indústrias. |
|---|
Processos e instruções relacionadas
| ID | Nome | Processo primário |
| PO-EXP-003 | Integração do associado | PO-EXP-003 |
| PO-COM-005 | Cadastro nos distribuidores e controles internos | PO-COM-005 |
Histórico de revisões
| VERSÃO | ITEM |
| – | – |



Deixe um comentário para melhorar o artigo.