PO-SUC-027 – Transferência/ Venda de Loja (com mudança de CNPJ/Razão)

PO-SUC-027 Processo Operacional Data: 23/06/2025
Versão: v3
Empresa
Farmarcas
Frequência de utilização
Diária
Tempo de execução
10 Minutos
Elaborado por
Suzane Bueno
Revisado por
Gabriela Castanharo
Executado por
Sucesso do Associado

O que?

O associado realiza a compra de uma loja de um associado já existente.

Quando faz?

Quando uma das partes envolvidas no negócio (comprador/vendedor) informa ao anjo via e-mail e/ou ticket com todas as documentações da venda ou compra de uma loja já vinculada a Farmarcas.

Como?

  1. O Anjo responsável pelo associado que comprou a loja, abre um processo de Mudança de CNPJ no Bitrix (O modelo está pronto dentro do Fluxo de trabalho); para controle e acompanhamento de forma efetiva das áreas da Farmarcas, incluindo na tarefa os anexos dos documentos abaixo:
  • Documentação de Compra;
  • Cartão CNPJ, Contrato Social;
  • Certificado Digital e Senha;
  • Na descrição da tarefa inclui-se que a loja foi adquirida de um associado existente (Ex: Associado Maria Aparecida vendeu a loja para o associado João Neto, que irá trocar o CNPJ e Razão Social).

Segue modelo abaixo:

Cadastro de loja no radar

O anjo deverá acessar o Radar e “Adicionar nova loja

O novo CNPJ deve ser cadastrado com o status “Transição” e o CNPJ anterior deve ser inserido no campo “Loja de Referência”.

Novo CNPJ: No cadastro da “nova loja” o status deverá ficar como Transição até a finalização do processo.

CNPJ anterior: Ao finalizar o processo de cancelamento das atividades do CNPJ antigo, ele será desativado.

Após inserir a loja em transição no radar, deverá vincular o CNPJ ao grupo econômico

Observações importantes: 

  • No momento da inclusão do novo CNPJ, replicar as informações de endereço constam no antigo CNPJ.  Para as demais informações, validar com o novo associado, como por exemplo, Dados, Responsáveis, Estratégias e Sistemas, e Regime tributário. 
  • O anjo deverá validar com o associado se o mesmo realizará troca de sistema na loja. Caso sim, deverá abrir a tarefa de Troca de Sistema. 
  • O anjo analista responsável pelo CNPJ anterior, deverá realizar um processo de cancelamento do PEC através do Febrafar analysis:
    Processo de Dissociação no Febrafar Analysis

 Após a conclusão da etapa de Precificação no check list, seguir a orientação abaixo:

Sucesso do Associado – O Anjo deverá abrir um chamado no Movidesk para a Febrafar, solicitando a emissão de um novo contrato PEC para o novo CNPJ. No formulário anexo ao processo (acesse aqui o Forms) , é necessário preencher o número do chamado Movidesk e, no 4º passo, selecionar a opção “Troca de CNPJ”. No mesmo chamado, deve-se incluir também a solicitação de habilitação da lista fake.

Sucesso do Associado – O Analista realizará a alteração no BigConecta (desativação do antigo e ativação do novo CNPJ).

  1. Após a finalização do processo de mudança de CNPJ, atualizar algumas informações sistêmicas:

Sucesso do Associado – Anjo 

  • Atualização dos responsáveis da loja no Radar;
  • Atualização dos dados da loja na follow up;
  • Atualização no E-delivery e Orion (vincular e-mail ao CNPJ do associado);
  • Inclusão no grupo de comunicados do Anjo no WhatsApp, nos contatos de e-mail etc.

Encerramento do Processo.

Link: Solicitações Febrafar (Clique aqui) 

https://forms.office.com/pages/responsepage.aspx?id=ZYWPxbR6D0SE8t1183RaaVkAwiErnvtPpql5TjVrrppURDhQSzNKSFRSRFQyQkg2SkVPQjlUTjg4WiQlQCN0PWcu&route=shorturl&utm_campaign=novo_processo_para_solicitacao_de_contrato&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

 

Este artigo te ajudou?

Deixe um comentário para melhorar o artigo.