| PO-COM-002 | Procedimento Operacional | Data: 30/07/2021 Versão: v1 |
|---|---|---|
| Empresa Farmarcas |
Frequência de utilização Diário |
Cicle Time Não medido |
| Elaborado por Bruna Carmo |
Revisado por | Executado por Comercial Trade Marketing |
O que?
O Programa de Trade Marketing da Farmarcas é focado em posicionar os produtos participantes de forma estratégico dentro do PDV, estimular a compra por impulso, melhorar a jornada de compra do cliente e gerar verba adicional para as lojas participantes.
Como?
1. Contrato parceria indústria
O gerente de trade marketing negocia com as indústrias os produtos que participarão das ações do programa de trade marketing, assim como o local que esses produtos devem ser expostos no PDV. Fica definido, também, neste momento, a forma de pagamento. O prazo do repasse pode variar conforme a forma de pagamento definida
A equipe de trade marketing realiza o cadastro dos acordos comerciais e as ações no Radar.
O contrato ou acordo comercial, já validado previamente pelo jurídico, é enviado para assinatura do representante da indústria.
O prazo mínimo de vigência de ação de trade marketing é de 3 meses, tendo a possibilidade de trimestre ser móvel no ano (exemplo: pode iniciar em qualquer mês, porém deve ter 3 meses de duração)
O contrato ou acordo comercial é preenchido na plataforma LEXIO, o Jurídico valida e envia através da Clicksign para o presidente Farmarcas e a indústria assinar digitalmente o acordo ou contrato, que tem a vigência de 1 ano e neste período ocorrem as ações. As ações são acordadas com as indústrias a cada 3 meses.
Somente indústrias parceiras podem participar do programa de trade marketing.
2. Adesão ao trade marketing – Associado
O trade marketing realiza uma apresentação do programa para todas as lojas que irão participar do programa.
Após isso, é feito um contato com cada associado para confirmar o entendimento e participação e é enviado o e-mail de apresentação.
A equipe de marketing envia o termo de adesão digital e valida o preenchimento do associado após o recebimento.
O associado que tenha interesse em participar do programa de trade marketing deve assinar o termo de adesão. O termo é assinado digitalmente através da ferramenta Clicksign.
Caso o termo de adesão e contrato estejam de acordo, a equipe de trade marketing irá confirmar a adesão ao programa ao associado e habilitar a loja na área de trade no Radar.
3. Inicio e Validação da ação
15 dias antes do início da ação é enviada a lista contendo; EAN, descrição, parceiro e quantidade de cada produto das ações vigentes no mês seguinte para o CNPJ participante, com o intuito de agilizar o estoque necessário do sortimento
No 1º dia útil do mês é disponibilizado no app do Radar os planogramas a serem seguidos para montar a ação na loja. A palavra-chave do mês também é enviada.
O associado deverá acessar o app do Radar, montar os mobiliários conforme planograma, inserir a palavra chave escrita em um papel na frente do mobiliário e enviar mensalmente as fotos das exposições para validação.
A equipe de Trade Marketing acessa o Radar e avalia as fotos de acordo com o planograma aprovando ou reprovando a execução
Se a ação for reprovada, só poderá ser enviada para nova validação apenas mais uma vez.
O associado tem até o 5º dia útil do mês vigente da ação para enviar a foto para validação, mas deve ser orientado que esse envio seja feito o quanto antes, preferencialmente no início do mês da ação.
Processos e instruções relacionadas
| ID | Nome | Processo primário |
| IT-COM-014 | Validação das ações de trade marketing | IT-COM-014 |
Histórico de revisões
| ID | ITEM |
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