| IT-EXP-001 | Instrução de Trabalho | Data: 08/10/2020 Versão: v2 |
|---|---|---|
| Empresa Farmarcas |
Frequência de utilização Diário |
Cicle Time 40 min |
| Elaborado por Monique Silva |
Revisado por Mayara Monteiro |
Executado por Analistas |
O quê?
A análise do perfil do empresário é a primeira etapa para a adesão de um novo associado as marcas das Farmarcas. Nessa primeira etapa é identificado através de um questionário e entrevista se o interessado está de acordo com os valores e propósitos da nossa empresa.
Por quê?
Essa etapa é essencial para iniciarmos o processo de adesão do novo associado realizando a entrevista com o empresário é possível identificar se o interessado possui recurso financeiro disponível e experiência no ramo farmacêutico.
É importante que o novo associado tenha uma experiência considerável para que assim possa caminhar junto a os pilares da Rede: Administrar com eficiência, Comprar bem, vender mais e aprender sempre.
O recurso financeiro é necessário para inaugurar a loja de forma saudável, por isso todo valor precisa já estar líquido ao empresário permitindo a comprovação desse capital, o que possibilitará o andamento do processo. A falta de recursos acarretará a dificuldade em seguir todas as solicitações como; a padronização, composição de mix adequada, saída de documentação, marketing, compra de suprimentos e prazos estabelecidos.
Onde?
A entrevista é realizada por videoconferência.
Quem?
A equipe de análises da área de expansão é responsável por realizar essa entrevista com o interessado em se associar a Farmarcas.
Como?
Após o recebimento do questionário de avaliação de perfil, lemos as respostas e ligamos para marcar essa conversa em um bom dia e horário para ambas as partes.
No dia da entrevista, abrimos uma pasta no servidor com o nome de numero do Lead no CRM referente a este interessado.
Caminho da pasta modelo: K:\Expansão\Estudos – Lojas\_Modelo de Pastas Padrão
Com o formulário – analise de viabilidade total, preenchemos os dados ali descritos com base nas respostas ao questionário e outras perguntas que fazemos a este interessado segundo o cronograma da análise de perfil.
Os critérios de reprovação pode ser know how, recursos financeiros insuficientes e ou filiação a redes fora da Febrafar ou franquias.
Importante!
É necessário entender qual é a rede que esse interessado está, e se há interesse em desfiliação.
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- Recurso financeiro
- Recurso necessário para abertura de loja nova
- Ideal: a partir de R$ 500 mil
Capital é próprio ou financiado? - Indicamos que seja por recursos próprios, porém se não houver outra hipótese, indicamos que tenha ao menos 70% de recursos próprios e apenas 30% financiado, isso evitará o comprometimento financeiro da sua loja, logo nos primeiros meses.
- Ideal: a partir de R$ 500 mil
- Recurso necessário para conversão de loja
- Ideal: a partir de R$ 250 mil
Capital é próprio ou financiado?- Indicamos que seja por recursos próprios, porém se não houver outra hipótese, indicamos que tenha ao menos 70% de recursos próprios e apenas 30% financiado, isso evitará o comprometimento financeiro da sua loja, logo nos primeiros meses.
Hipótese: empresário tem até R$ 200 mil
Analisa-se o ponto para verificar se há necessidade de troca de móveis e/ou adaptações drásticas na estrutura. Se houver, devemos informar o empresário que será necessário mais recurso financeiro. Caso não tenha mais recurso
- Ideal: a partir de R$ 250 mil
- Consulta Serasa: Com todos os sócios envolvidos, e entender quem são esses sócios e se tem lojas em alguma franquia a qual gere incompatibilidade com a nossa rede.Recebimento dos comprovantes de investimento, que pode ser por IR, comprovação de investimentos e ou apresentação de foto com saldo em banco.
- Recurso necessário para abertura de loja nova
- Experiência na área
- A partir de 5 anos = considerada boa
- Menos de 5 anos = analisar se um dos sócios tem boa experiência
- Reunião por telefone
- Explicar as obrigações como empresário
- Explicar as diretrizes da rede
- Conversar sobre o que já conhece da rede
- Recurso financeiro
- Viabilidade da cidade: para analisar a disponibilidade da cidade, se faz necessário consultar o manual das regras de expansão e o zoneamento das lojas existentes (vide manual).
Tamanho de lojas
- Área de vendas
- Área de vendas mínima para loja nova ou conversão 70m² de área de venda.
Histórico de versões
| Versão | O que foi alterado | Resp. pela alteração |
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