| PO-COM-008 | Procedimento Operacional | Data: 27/07/2021 Versão: v1 |
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| Empresa Farmarcas |
Frequência de utilização Diário |
Cicle Time 10 min |
| Elaborado por Bruna Carmo |
Revisado por Carolina Caldeira |
Executado por Comercial |
O que?
O processo de compra da área comercial são divididos em 3 frentes, sendo eles: Compra Centralizada, Sic Turbo e Sic HBN. Esses processos tem como objetivo cadastrar no sistema de compras da Farmarcas, as condições comerciais negociadas pelos Gerentes de Contas com as industrias e distribuidores parceiros, para que as nossas lojas possam comprar com as melhores negociações do mercado.
Compra Centralizada
A Compra Centralizada é o processo de compras de medicamentos Propagados. A negociação desse processo é feita diretamente com as Indústrias, e conta com o diferencial que é o adicional de desconto ofertado pelos distribuidores, ou seja, além do desconto da industria, as lojas podem contar com um adicional de desconto na nota fiscal ou no boleto pelo distribuidor do primeiro Looping.
As OLs da Compra Centralizada ficam disponíveis de segunda e quarta via EDI (com soma), e de terça e quinta via apontador (sem soma), das 07h às 17h, BRT.
Sic HBN
O SIC HBN é o processo de compras de Higiene, Beleza e Nutrição (não medicamentos).
A negociação das condições é feita tanto pela indústria quanto pela distribuidora.
Esse processo não tem a opção de looping, ou seja, o cadastro é feito por estado e por distribuidora, deixando o associado livre para escolher qual distribuidora irá faturar os seus pedidos.
As OL’s do SIC HBN ficam disponíveis para edição na terceira semana do mês, com inicio na segunda-feira às 07h e fechamento na sexta-feira às 17h, BRT.
O SIC HBN ainda possui faturamento imediato e fica disponível 24 horas.
Como?
Após a negociação, os gerentes de conta abre uma tarefa para a área de cadastro com a condição negociada e as informações necessárias para a liberação da campanha.
O Assistente comercial acessa o sistema SIC e inicia o processo de cadastro.
Cadastro do calendário
No calendário é onde será definido os dias e os horários de inicio e fim das campanhas.
Nessa etapa será necessário selecionar a quantidade de ciclos para a campanha em questão.
Exemplo: A campanha ficará disponível durante as 4 semanas do mês. Sendo assim, será necessário o cadastro de 4 ciclos, 1 para cada semana.
Ao final de cada ciclo, o próximo ficará disponível automaticamente para que o assistente possa fazer apenas os reajustes necessário, sem a necessidade de criar um calendário todas as semanas. Com essa funcionalidade, o cadastro de calendário é feito apenas no início de cada ciclo, ou seja, no inicio de cada mês.
Cadastro da campanha
Após o cadastro do calendário, a etapa seguinte é o cadastro da campanha, sendo essa a mais importante, pois trata-se de inserir as informações necessárias para que o associado visualize e tome nota das negociações disponíveis para ele.
O assistente irá cadastrar os estados que a campanha estará disponíveis, as lojas, redes, os distribuidores que irão faturar aquele pedido, informando também o adicional e o prazo, se a campanha tem ou não valor mínimo e por fim, fazer o upload da condição negociada no sistema.
Gerar demanda e Carrinho
Ao finalizar o cadastro da campanha, a geração de demanda e carrinhos são necessárias para a conclusão do cadastro.
Essa etapa é onde os carrinhos são criados para cada loja de acordo com a sua demanda.(Hoje a demanda é zerada. As lojas fazem importação de falteiro importando apenas o que de fato eles estão em falta).
Liberação para as lojas
Após a conclusão do cadastro, a campanha entrará automaticamente para o associado no dia e horário definido no calendário.
Desenho do processo
Processos e instruções relacionadas
| ID | Nome | Processo primário |
| IT-COM-021 | Cadastro de Campanha SIC – Sic Turbo e Sic HBN em ciclos | IT-COM-021 |
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Histórico de revisões
| ID | ITEM |

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