| PO-FIN-003 | Procedimento Operacional | Data: 10/08/2021 Versão: v1 |
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| Empresa Farmarcas |
Frequência de utilização Diário |
Lead Time 11 dias (bloqueio da loja) |
| Elaborado por Debora Kranyak |
Revisado por Diego Argiona |
Executado por Financeiro Cobrança |
O que?
O associado deve acessar o Radar (radar.farmarcas.com.br) para localizar seu boleto para pagamento da mensalidade da loja.
Caso o pagamento da mensalidade não seja realizado e ultrapasse 11 dias de atraso, a loja é bloqueada em nossos sistemas internos (Radar e SIC).
Quem?
Na área Financeira, o núcleo de Cobrança, é responsável por acompanhar o pagamento dessas mensalidades através de uma planilha de lojas que é integrada com o Contas a Pagar.
Como realizar a cobrança de pagamento?
Acessar a planilha Cobrança Lojas e acompanhar o pagamento da mensalidade das lojas.
Primeiro comunicado – 1 dia em atraso
Ao identificar boletos com 1 dia de atraso enviar o primeiro comunicado via e-mail ao associado informando sobre atraso com o boleto em PDF anexado.
Enquanto o pagamento não for realizado, deve ser feito o contato com o associado através de telefone e e-mail constantemente durante o período de 10 dias.
A planilha Cobrança Lojas deve sempre ser atualizada conforme as tentativas de contato com o associado.
Relação de lojas com pendência financeira
Toda segunda-Feira deve ser encaminhada ao gerente de Sucesso do Associado
Segundo comunicado e bloqueio de loja – 11 dias em atraso
Quando a loja completa 11 dias de atraso no pagamento do boleto, deve ser enviado o segundo comunicado informando sobre o bloqueio da loja.
Realizar o bloqueio da loja nos sistemas internos (Radar: Alterar status para “Bloqueadas”, SIC: Cadastro: Bloquear em Compra Centralizada e Campanha).
Terceiro comunicado – 21 dias em atraso
Quando completar 21 dias do pagamento do boleto em atraso, enviar o terceiro comunicado.
Nesse comunicado é alertado o associado que caso não contate a Farmarcas para realizar acordo do pagamento, corre o risco de ser excluído da rede.
Níveis de pendência financeira e acordo financeiro
As pendências financeiras são classificadas em níveis para melhor identificação:
Nível 1: 1 boletos em atraso
Nível 2: 2 boletos em atraso
Nível 3: A partir de 3 boletos em atraso
Quando a loja possui mais de 3 boletos em atraso, o núcleo de cobrança oferece um acordo de pagamento para o associado.
O associado que tiver um acordo em andamento não pode atrasar a mensalidade ou boleto de eventualidades, se por acaso atrasar, a loja é bloqueada no dia seguinte do vencimento.
Nível 3 (Decisão sobre valores em aberto)
Toda semana deve ser enviado ao diretor da Farmarcas o relatório de lojas com pendência financeira – Nível 3.
Nesse momento é decidido pela diretoria se o núcleo de cobrança deve permanecer com os contatos ao associado para pagamento dos valores em aberto ou se deve ser considerados como “Fundo perdido”.
A decisão acontece em conjunto com o gerente de Sucesso do Associado, que apresentará os números da loja e avaliarem juntos se a loja deve permanecer na rede ou ser excluída.
Caso seja decidido a desativação da loja, deve ser aberto uma tarefa ao Jurídico.
Confirmação de pagamento efetuado e baixa
Todos os dias acessar o banco e extrair o retorno bancário.
Salvar a francesinha em PDF e localizar recebimentos com a planilha do Contas a Receber através do número do documento. Localizando o pagamento poderá ser feita a baixa na planilha Cobrança Lojas.
Lembrando que mesmo que o associado encaminhe o comprovante de pagamento, somente pode ser feita a baixa na planilha quando constar o valor pago na francesinha extraída do banco.
Reativação de loja
Caso a loja tenha sido bloqueada por pendência financeira, após confirmar o recebimento do valor pago pelo associado, pode ser feito o desbloqueio.
O desbloqueio deve ser feito no SIC, desbloqueando no cadastro da loja: Campanhas e Compra Centralizada
O Status do Radar deve ser alterado para “Ativo”
Desenho do processo
Processos e instruções relacionadas
| ID | Nome | Processo primário |
| IT-SUC-006 | Solicitar desativação de loja/CNPJ | IT-SUC-006 |
| IT-INO-001 | Alterar status de loja no Radar | IT-INO-001 |
| IT-FIN-006 | Bloqueio e Desbloqueio de loja no SIC | PO-FIN-003 |
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Informação crítica | A baixa de pagamento e reativação da loja nos sistemas internos somente poderá ser realizada após localizar o pagamento no relatório extraído do banco. |
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Histórico de revisões
| VERSÃO | ITEM |
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Validado através da task #145487