PO-COM-002 – Programa Trade Marketing

PO-COM-002 Procedimento Operacional Data: 30/07/2021
Versão: v1
Empresa
Farmarcas
Frequência de utilização
Diário
Cicle Time
Não medido
Elaborado por 
Bruna Carmo
Revisado por Executado por
Comercial
Trade Marketing

O que?

O Programa de Trade Marketing da Farmarcas é focado em posicionar os produtos participantes de forma estratégico dentro do PDV, estimular a compra por impulso, melhorar a jornada de compra do cliente e gerar verba adicional para as lojas participantes.

Como?

1. Contrato parceria indústria

O gerente de trade marketing negocia com as indústrias os produtos que participarão das ações do programa de trade marketing, assim como o local que esses produtos devem ser expostos no PDV. Fica definido, também, neste momento, a forma de pagamento. O prazo do repasse pode variar conforme a forma de pagamento definida

A equipe de trade marketing realiza o cadastro dos acordos comerciais e as ações no Radar.

O contrato ou acordo comercial, já validado previamente pelo jurídico, é enviado para assinatura do representante da indústria.

O prazo mínimo de vigência de ação de trade marketing é de 3 meses, tendo a possibilidade de trimestre ser móvel no ano (exemplo: pode iniciar em qualquer mês, porém deve ter 3 meses de duração)

O contrato ou acordo comercial é preenchido na plataforma LEXIO, o Jurídico valida e envia através da Clicksign para o presidente Farmarcas e a indústria assinar digitalmente o acordo ou contrato, que tem a vigência de 1 ano e neste período ocorrem as ações. As ações são acordadas com as indústrias a cada 3 meses.

Somente indústrias parceiras podem participar do programa de trade marketing.

2. Adesão ao trade marketing – Associado

O trade marketing realiza uma apresentação do programa para todas as lojas que irão participar do programa.

Após isso, é feito um contato com cada associado para confirmar o entendimento e participação e é enviado o e-mail de apresentação.

A equipe de marketing envia o termo de adesão digital e valida o preenchimento do associado após o recebimento.

O associado que tenha interesse em participar do programa de trade marketing deve assinar o termo de adesão. O termo é assinado digitalmente através da ferramenta Clicksign.

Caso o termo de adesão e contrato estejam de acordo, a equipe de trade marketing irá confirmar a adesão ao programa ao associado e habilitar a loja na área de trade no Radar.

3. Inicio e Validação da ação

15 dias antes do início da ação é enviada a lista contendo; EAN, descrição, parceiro e quantidade de cada produto das ações vigentes no mês seguinte para o CNPJ participante, com o intuito de agilizar o estoque necessário do sortimento

No 1º dia útil do mês é disponibilizado no app do Radar os planogramas a serem seguidos para montar a ação na loja. A palavra-chave do mês também é enviada.

O associado deverá acessar o app do Radar, montar os mobiliários conforme planograma, inserir a palavra chave escrita em um papel na frente do mobiliário e enviar mensalmente as fotos das exposições para validação.

A equipe de Trade Marketing acessa o Radar e avalia as fotos de acordo com o planograma aprovando ou reprovando a execução

Se a ação for reprovada, só poderá ser enviada para nova validação apenas mais uma vez.

O associado tem até o 5º dia útil do mês vigente da ação para enviar a foto para validação, mas deve ser orientado que esse envio seja feito o quanto antes, preferencialmente no início do mês da ação.


Processos e instruções relacionadas

ID Nome Processo primário
IT-COM-014 Validação das ações de trade marketing IT-COM-014

Histórico de revisões

ID ITEM

Arquivos anexados

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