PO-SUC-003 – Mudança de CNPJ de loja

PO-SUC-003 Processo Operacional Data: 25/08/2025
Versão: v8
Empresa
Farmarcas
Frequência de utilização
Diário
Cicle Time
3 meses
Elaborado por 
Bruna Carmo
Revisado por
Rodrigo Cirino e Suzane Bueno
Executado por
Anjos

O que?

Quando o associado decide trocar o CNPJ da sua loja, ele solicita ao anjo responsável para que faça as devidas alterações nos processos e sistemas internos da Farmarcas.

Como?

O Associado deverá abrir um ticket para o anjo solicitando a mudança de CNPJ e enviando as documentações necessárias para iniciar o processo interno na Farmarcas.

Documentações obrigatórias para a abertura do processo

  • Cartão CNPJ: Pode ser emitido através do site receita.fazenda.gov.br
  • Contrato Social: Esse registro é feito na Junta Comercial do Estado ou em Cartório de Registro de Pessoa Jurídica, contendo todos os dados da empresa e dos sócios.
  • Certificado Digital: O certificado digital deve ser instalado na loja, caso tenha dificuldades pode ser apoiado pelo seu contador. 
Informação importante

Prossiga com a solicitação somente se o associado tiver enviado todos os documentos necessários.

Início do processo – Anjo Sucesso

Radar

Cadastro de loja no radar

O anjo deverá acessar o Radar e “Adicionar nova loja

O novo CNPJ deve ser cadastrado com o status “Transição” e o CNPJ anterior deve ser inserido no campo “loja de Referência”.

Novo CNPJ: No cadastro da “nova loja” o status deverá ficar como Transição até a finalização do processo.

CNPJ anterior: Ao finalizar o processo de cancelamento das atividades do CNPJ antigo, ele será desativado.

Após inserir a loja em transição no radar, deverá vincular o CNPJ ao grupo econômico

Observação importante: No momento da inclusão do novo CNPJ, replicar as informações da loja que constam no antigo CNPJ (abas Dados, Responsáveis, Estratégias e Sistemas). Nesse momento, validar com o Associado se os dados inseridos no cadastro estão corretos e atualizados.

E-Delivery:

Realizar a inclusão do novo CNPJ no portal E-Delivery e desativação do CNPJ antigo, conforme processos abaixo:

Inclusão de novo CNPJ: https://satelite.farmarcas.com.br/base-de-conhecimento/po-suc-037-adicionar-nova-loja-no-app-da-rede/

Desativação do antigo CNPJ: https://satelite.farmarcas.com.br/base-de-conhecimento/po-suc-038-desativacao-de-loja-no-app-de-rede/

Alteração de nomenclatura na pasta de fotos:

O Anjo Assistente deve solicitar ao time de Padronização a alteração da razão social na pasta de fotos do Associado. Para isso, deve preencher as informações atualizadas no drive do link a seguir: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1s25nHcSDYaPMdxFYb3UrmWesiwtJthgkdz5A3AiHzMs/edit?gid=1386834576#gid=1386834576

Incluir o novo CNPJ (que está em transição) em seus controles internos, para que possa acompanhar o processo. Manter na follow apenas o CNPJ antigo (Ativo). O novo CNPJ só será incluído na follow no final do processo.

Atenção!

Informação de atenção O depto. Jurídico é o único responsável pela ativação do novo CNPJ e desativação do antigo CNPJ no radar.

Bitrix

Acesse o Bitrix:

  • No menu superior central, clique em Mais e escolha a opção Fluxo de Trabalho e em seguida clique em Mudança de CNPJ (Atual).

Informações necessárias para a abertura da solicitação:

Anexar o cartão CNPJ, contrato social e o arquivo do certificado digital informando a senha para que o TI possa realizar a configuração do certificado digital no ACODE.

A Tarefa primária será aberta, e todas as áreas responsáveis serão comunicadas sobre o início da solicitação através da notificação do bitrix. (fique atento)

Após a abertura da tarefa primária, será aberto automaticamente uma subtarefa para os responsáveis de acordo com a etapa que os departamentos estão alocados. Ao concluir uma subtarefa, é de extrema importância o fechamento dela para que as pessoas responsáveis pelas próximas etapas sejam notificadas que chegou a vez delas no processo.

 (vide fluxo do processo)

⇒ Etapas e ordem do processo.

Sucesso do Associado – responsável: Anjo
– Cadastrar a loja nova no Radar com todos os dados constantes no CNPJ antigo com status inicial “transição”.
 

Atenção!

Anjo deverá reforçar com o associado a importância de comunicar o ERP a respeito da mudança do CNPJ para que eles possam solicitar os dados necessários à Farmarcas e configurem o sistema corretamente.

Deve ser encaminhado essa relação de e-mails ao associado para que ele encaminhe para o ERP

Pessoas responsáveis pelo envio dos dados:

Stella Silva <stella@farmarcas.com.br>, Jordana Fontes <jordana@farmarcas.com.br>, Gabrielli Souza <gabrielli.souza@farmarcas.com.br>, Jaqueline Romeira <jaqueline@farmarcas.com.br> Flavia Lembro <flavia.lembo@farmarcas.com.br>

♦ 1ª etapa – Cycle Time 1 dia

TI – responsável: Debora
Cadastrar os novos dados nos sistemas Febrafar e Plugfarma

Jornada de Compra – responsável: Camila Couto
– Cadastrar CNPJ no canal de compra da Aché – 

Trade Marketing – responsável: Natalia
– Acompanhar o processo de troca de CNPJ para as ações de trade marketing

Financeiro:  responsável: Caroline Mariano
– Excluir contrato anterior e criar um novo contrato para o novo CNPJ
 

Cadastro (Indústria) – responsável: Elen Delgado
Cancelamento do CNPJ Antigo nas indústrias da C.C e solicitar o cadastro do novo CNPJ

♦ 2ª Etapa – Cycle Time 1 mês

Precificação – responsável: Stella Silva
– Vincular a lista de preço

Sucesso do Associado – Analista: responsável: Analista da loja (informado pelo Anjo).
– Realizar as validações quanto ao modelo de loja e tipo de precificação utilizada. Cadastrar o novo CNPJ  no Bigconecta, validar o código e senha no Web Estabelecimento e informar a Febrafar através do Movidesk para atualização de contrato PEC.

Precificação – responsável: Flávia Lembo
Enviar dados do novo CNPJ para o ERP

Cadastro – Carga Inicial: responsável: Gabrielle Souza
– Validação da  carga inicial do novo CNPJ

Relacionamento – responsável: Katia Silva
Alterações nos processos internos e coleta de documentos para cadastro nos distribuidores. Documentos: Alvará Sanitário ou CRF e Inscrição Estadual 

Cadastro (Distribuidora) – responsável: Elen Delgado (1 mês)
– Solicitar o descadastramento do CNPJ antigo e enviar o novo CNPJ para cadastro nos distribuidores e cadastrar o novo CNPJ no grupo econômico.

Sucesso do Associado – Analistaresponsável: Analista da loja (1 mês)
– Desativar o CNPJ antigo no Bigconecta.

♦ 3ª Etapa – Cycle Time 1 mês

BI – responsável: Halisson (1 mês)
Validar encerramento de compra do CNPJ antigo, acompanhar o início da compra do novo CNPJ no Acode e finalizar a troca do CNPJ na base de lojas –

Jurídico – responsável Luana
– Confeccionar termo de rescisão do CNPJ antigo e fazer um novo contrato.
– Inativar o cadastro do CNPJ antigo no radar, alterando o status para Desativado –
– Alterar o status do novo CNPJ alterando de Transição para Ativo

Precificação: Vincular a lista de preço zerada ao novo CNPJ no Plugpharma – Responsável: Stella Silva

♦ 4ª Etapa – Cycle Time 1 dia

TI – Desativar os dados do CNPJ antigo nos sistemas Plugpharma e sistemas da Febrafar – Responsável: Thaís/Henrique

Trade Marketing – responsável: Natalia
– Acompanhar a finalização do processo de troca de CNPJ para as ações de trade marketing

Sucesso do Associado – Anjo: Validar a conclusão de todas as etapas e concluir a tarefa.

Atualizar o novo CNPJ na Follow-Up e remover o antigo.

Solicitar para a Febrafar através do Movidesk a unificação de lançamentos do CNPJ antigo e novo do relatório PAI.

Dentro do E-Delivery (https://login-edelivery.febrafar.com.br/), adicionar a nova loja na plataforma, replicando os dados do CNPJ antigo e validar com o Associado se os dados estão corretos. Após incluir a nova loja no portal, excluir da base o antigo CNPJ. Revisar ainda com o Associado quais são os usuários que acessam a loja para efetuar o vínculo ao novo CNPJ adicionado.

Validar dentro do Cadastro Febrafar (https://cadastro.febrafar.com.br/) através do Orion Febrafar se o novo CNPJ está vinculado a nova razão social. Caso não esteja, ajustar.
Caminho: Clicar em “Lojas” e buscar pelo CNPJ desejado. Após as alterações (caso necessário, clicar no botão “Gravar”.

 

Desenho do processo

 

– Mapeamento do processo


Processos e instruções relacionadas

ID Nome Processo primário
IT-EXP-002 Configurar certificado digital PO-SUC-003
IT-EXP-006 Cadastrar loja no Big Conecta PO-SUC-003
IT-TI-001 Abrir tarefa / processo no Bitrix

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